Voltar

Aprenda o passo a passo para limpar a casa da forma correta

Lavar as mãos antes de começar a limpeza é o primeiro passo a ser seguido.

Sempre inicie a limpeza pelas áreas mais limpas.

Limpar a casa é uma tarefa que divide opiniões. Uns gostam, outros não suportam e só têm o hábito de realizar a limpeza quando é extremamente necessário. Independente de qual seja o seu posicionamento quanto a essa atividade, é preciso ter dedicação e atenção, principalmente em momentos em que a higienização é a principal forma de nos manter seguros e aumentar a prevenção contra a contaminação por algum vírus.

Será que o seu jeito de limpar a casa é o mais apropriado e dá a atenção necessária às partes que mais acumulam bactérias? Quando você realiza uma limpeza, qual a primeira coisa que faz? Se sua resposta for pegar os materiais, está errado, porque antes de começar qualquer procedimento de higienização, é preciso lavar as mãos e só depois separar os produtos que serão utilizados.  

Na sequência, é comum empregarmos uma outra atitude que também é um erro. Nesse artigo abordamos o passo a passo para fazer uma limpeza eficaz que previne contaminações. As dicas a serem seguidas são: 

Do mais limpo para o mais sujo  

Uma ação comum quando se trata de limpeza, é iniciar o processo pela parte mais suja, afinal, ela requer mais atenção e demandará mais tempo para ser finalizada. No entanto, começar a higienização dessa forma, prejudica a limpeza da casa e aumenta o tempo da tarefa, pelo simples fato de que conduz desnecessariamente a sujeira mais grossa para as partes que não estão tão sujas.  

Comece a limpeza pela parte vertical 

Quando você vai limpar qualquer cômodo da casa, o primeiro passo que deve ser seguido é a limpeza e desinfecção de paredes, vidros, estantes, móveis e etc. O piso deve ser o último a ser limpo e finalizado no cômodo, visto que a sujeira presente nos demais lugares caem sobre o chão.  

Passo a passo da limpeza 

1- Pegue balde, pano seco (tenha sempre um de microfibra para as superfícies mais sensíveis, como parede e mobiliário), água, rodo e produtos químicos;

2- Retire o lixo grosso antes de começar a limpar os cômodos;

3- Comece limpando os objetos mais simples, como suporte de papel, saboneteira, suporte de escova e sabonete, torneiras e etc. Essas são as partes que mais acumulam microrganismos.

4- Higienize as superfícies que suportam objetos e estão ao alcance das mãos: pia, prateleira, móveis e afins;

5- Com a vassoura e pá, remova os resíduos sólidos do ambiente. Em caso de locais líquidos, opte por pano umedecido e desinfetante e faça a limpeza com o auxílio de um rodo;

6- Após remover resíduos sólidos e líquidos, use um pano umedecido em produtos químicos desinfetantes e passe pelo local;

7- Use um pano seco e passe por cima para secar o local e evitar acidentes.

Ambientes contaminados

Caso você esteja limpando a casa em que há uma pessoa contaminada por algum vírus, será necessário tomar alguns cuidados específicos. Ao invés da vassoura, opte sempre pelo pano umedecido em solução química desinfetante para conseguir descontaminar o ambiente.

Em relação aos lixos, quando retirados precisam ser fechados com dupla cobertura. Lembre-se que nesse caso é necessário usar as roupas específicas, para não correr o risco de ser contaminado, sendo descartáveis (em TNT) ou separadas do contato com demais peças.