Voltar

Ambiente contaminado? Saiba o que usar durante a limpeza

Equipamentos de limpeza evitam contaminações e protege de acidentes.

Materiais devem ser utilizados apenas uma vez.

Em geral, todo ambiente está contaminado em algum nível e exige certos cuidados para a limpeza do local. Quando se trata de uma pandemia causada por um vírus letal, como é o caso do novo coronavírus, existem medidas que precisam ser adotadas com mais rigor e precisão. Pare e pense: todo profissional de limpeza carrega consigo equipamentos específicos, não é mesmo? Luvas, máscara, escovas e outros materiais são necessários para sua segurança e evitar a contaminação de usuários do local.

Você sabe quais são os equipamentos de limpeza essenciais para a higienização dos ambientes contaminados e como se dá deve ser o uso de cada um?  

Luvas de trabalho pesado 

Ao mencionar luvas, seja de limpeza ou não, é automático lembrarmos das cirúrgicas encontradas com determinada facilidade. No entanto, para a higienização de ambientes contaminados, esse não é o equipamento ideal. Luvas emborrachadas e mais grossas são indicadas para limpezas pesadas, visto que além de durarem mais tempo, também não corroem com facilidade em meio ao uso de produtos químicos.

Um alerta: evite tocar rosto, cabelos e outras partes do corpo com a luva, caso contrário, ela não servirá como proteção. Outra coisa que precisa ser levada em consideração é a colocação e retirada correta do material. Em hipótese alguma, toque diretamente com a sua mão na parte exterior das luvas, seja antes ou depois da utilização.  

Avental 

Um utensílio importante de limpeza que as pessoas acabam se esquecendo de adquirir, é o avental. Em geral, é comum lembrarem das luvas, protetores de sapatos, máscara e até touca, mas esquecem de proteger o próprio corpo. 

Usar o avental para fazer a higienização do ambiente contaminado evita tanto o contato dos microrganismos com seu corpo, quanto o respingo de produtos químicos que podem causar irritações na pele ou corrosão da roupa. O avental mais indicado para essa situação são os feitos de TNT. Não esqueça que esse equipamento de limpeza deve ser utilizado apenas uma vez.  

Máscaras  

Tão procurada e utilizadas quanto as luvas, as máscaras têm um papel importante durante a higienização do ambiente contaminado. Não é à toa que o recomendado é utilizar as famosas máscaras cirúrgicas, visando proteger boca e nariz, o que, consequentemente, implica no cuidado com o sistema respiratório.  

A maneira correta de fazer o uso da máscara, é deixando-a ajustada à face e evitando ao máximo tocar em sua parte frontal durante e após a utilização, visto que nessa região há concentração de resíduos de contaminação. Após o uso, o material deve ser corretamente descartado.   

Óculos de ampla visão e sapatos de trabalho fechados  

Apostar em óculos e sapatos fechados são imprescindíveis durante a higienização de ambientes contaminados. Os óculos previnem que os vírus entrem em contato com as mucosas oculares e haja algum acidente ou lesão devido aos produtos utilizados.

Já os sapatos de trabalho, além de protegerem os pés de respingos de produtos e objetos que possam cortar ou perfurar, são antiderrapantes, ou seja, impedem que a pessoa escorregue em superfícies molhadas ou úmidas.