Voltar

Confira os melhores produtos químicos para limpeza

Água e sabão são os melhores aliados na hora da limpeza.

Limpeza e desinfecção são ações diferentes.

Atualmente, a preocupação com a limpeza virou algo necessário e crescente na vida de todas as pessoas. O motivo: o combate ao novo coronavírus. Dentre a imensidão de produtos químicos que podem ser encontrados nos supermercados, você sabe quais são os mais recomendados para deixar sua casa limpa, cheirosa e, o mais importante, livre desse vírus letal?

Para saber quais são os produtos químicos mais recomendados, é necessário diferenciar aqueles que se direcionam à limpeza e os que são específicos para a desinfecção. Quando a proposta é deixar o ambiente completamente desinfetado, é necessário realizar as duas etapas. A limpeza, consiste na remoção das sujeiras que ficam aparentes, não sendo responsável pela eliminação de bactérias e microorganismos do ambiente, deixando essa parte por conta da desinfecção. Por serem operações diferentes, existem produtos para cada uma das etapas.    

Produtos de limpeza e desinfecção   

Seja produto de limpeza ou desinfecção, a maioria deles é bastante presente em nosso dia a dia em higienizações diárias. Os de limpeza, nada mais são do que os:  

  • Detergentes;  
  • Limpadores;
  • Produtos multiuso (ex: Veja e Mr.Músculo)
  • Produtos de limpeza dois em um;
  • Solução de ozônio.

Produtos de desinfecção, ficam por conta daqueles que, na maioria dos casos, precisam ser diluídos em água, pois são mais concentrados e agressivos quimicamente:

  • Ácido Peracético;
  • Biguanida Polimérica;
  • Hipoclorito de Sódio;
  • Peróxido de Hidrogênio;
  • Amônia.

Todos esses produtos contêm instruções no rótulo, sendo necessário segui-las para garantir uma higienização efetiva, não colocar em risco a saúde de ninguém, nem danificar os azulejos, pisos, vidros, etc.

Álcool em gel

Um grande aliados das pessoas para limpeza das mãos durante a pandemia tem sido o álcool em gel. Esse produto é eficiente, mas vale lembrar que a qualidade dele só é completa se for o álcool tiver a fórmula 70%.

Por mais que esse produto seja eficaz, é necessário saber que ele não substitui a água e sabão. O motivo, é porque ele consiste em reduzir o número de germes e bactérias que se encontram em nossas mãos, ou seja, só limpa. A desinfecção, só vai ser possível com a lavagem das mãos com água e sabão.

Partes da casa que merecem atenção

Em geral, todos os cômodos da casa precisam de atenção quando o assunto é higienização. Pisos, paredes, vidros e estantes, não são as partes mais infectada da casa, portanto, não requerem atenção especial na hora da limpeza. Maçanetas, chaves, torneiras, controles e celulares, por sua vez, são as partes que precisam ser limpas com frequência com um pano umedecido com álcool e de preferência diariamente. O motivo, é porque eles estão em contato direto com as pessoas diferentes.