Voltar

Aprenda como fazer uma higienização correta

Realizar limpezas diárias impede a contaminação.

Os locais mais contaminados são os que estamos em constante contato.

Desde criança, aprendemos que educação e os primeiros cuidados vêm de casa, com a limpeza não é diferente. Manter o nosso lar em ordem é uma das primeiros medidas para não prejudicar nossa saúde e quando se fala em higienização, envolve tudo: os espaços, objetos e nós mesmos, afinal os vírus podem sobreviver em ambientes e superfícies por muito tempo.

Em alguns casos, como o da atual pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), as precauções precisam ser redobradas. Mas você sabe como realizar uma higienização correta? Uma boa limpeza é capaz de exterminar, no mínimo até 99% dos vírus, pois o deixa sem lugar hábil para se propagar e sobreviver. Para tanto, escolher materiais e produtos certos e fazer desse um hábito constante é o mais recomendável no momento.  

Você sabia que banheiros, esponja de lavar louça, maçanetas, aparelhos eletrônicos, torneiras, escova de dentes e o chão são os locais mais sujos e propensos à propagação dos vírus? Com exceção das escovas de dentes, os demais estão em contato com muitas superfícies e várias pessoas. Sendo assim, é necessário atentar - se à desinfecção desses itens ou não adiantará, por exemplo, você lavar as mãos e depois pegar no seu celular sem que ele tenha sido higienizado, porque os germes continuarão ali.  

Qual produto devo usar?  

Panos, toalhas descartáveis, água, soluções de cloro, álcool 70 e álcool em gel são itens básicos, mas eficientes para remover sujeiras e bactérias. Fazer uma higienização correta exige um passo a passo essencial: 

Limpar objetos antes de entrar em casa  

A rua, além da poluição, é o local em que se concentra a maior parte dos vírus. Por conta disso, é recomendável, antes de entrar em casa, tirar os sapatos e mantê los do lado de fora, evitando trazer para sua casa ainda mais germes e bactérias.  

Tirar o excesso de coisas espalhadas 

A primeira coisa que se deve fazer ao preparar para realizar uma limpeza, é tirar o excesso de coisas espalhadas pelo ambiente. Por exemplo, caso vá organizar o quarto, arrume a cama antes de fazer os demais afazeres, dessa forma o espaço ficará mais organizado e facilitará a higienização.  

Separar as tarefas 

Ter um direcionamento das tarefas a cumprir é uma cartada certeira, porque se não souber por onde começar, você pode ficar perdido e acabar não cumprindo a maior parte delas. Por isso, determine prioridades, um ponto de partida e divididas as tarefas em pequenas ações. para facilitar a visualização do que é preciso ser feito, escreva uma lista em papel ou no bloco de notas do seu celular com o tempo estimado para cada tarefa e anote o progresso.  

Focar em pequenos detalhes  

É normal não darmos tanta importância para a limpeza de pequenos lugares, como é o caso da maçaneta das portas ou janelas. Esses são os locais que precisam de atenção, porque além de acumularem poeira e sujeira, também é o espaço em que a bactéria, se alojada, mais sobrevive. Então, mantenha essa área higienizada com o álcool e sempre lave suas mãos com água e sabão ao chegar em casa. 

Por falar em mãos, mais do que nunca, elas devem estar sempre limpas. Lave-as várias vezes ao dia, principalmente após o contato com botões de elevador, corrimão, pessoas, uso de transporte público e chegada da rua para proteger sua saúde e de sua família.