Voltar

Você sabe a diferença entre limpeza concorrente e terminal?

Cada procedimento possui uma periodicidade que precisa ser seguida para manter o espaço sempre limpo e nas melhores condições.

Limpeza concorrente e terminal ajudam a manter a conservação dos ambientes.

Para manter um espaço limpo e higienizado, é necessário realizar uma série de procedimentos e escolher o tipo de limpeza mais adequado, como as limpezas concorrente e terminal, que são atividades comuns no cotidiano das empresas e hospitais, mas que garantem a conservação dos espaços.  

Apesar da aplicação das duas ações ser algo indispensável, é fundamental saber a diferença entre elas, já que uma é diária e a outra pode seguir um cronograma.  

Mas, você sabe o que difere a limpeza concorrente, da terminal? Neste artigo vamos explicar cada uma delas.  

A diferença de limpeza concorrente e terminal  

Ambos os procedimentos trabalham em prol da organização e higienização dos espaços. Porém, a diferença entre a limpeza concorrente e a terminal é que:  

Limpeza concorrente: operação realizada diariamente que tem como objetivo a manutenção do espaço, abastecimento e reposição de materiais de uso contínuo como sabonete líquido, papel higiênico e toalha, além de ser a atividade que realiza a coleta dos lixos. 

Limpeza terminal: podendo ser realizada diariamente ou seguindo um cronograma de limpeza, esse procedimento consiste na operação mais intensa por se tratar da higienização de todos as dependências do ambiente, seja da parte horizontal ou vertical. Sua periodicidade vai variar de acordo com o local que está recebendo a atividade.  

Forma de realizar a operação  

Independentemente do tipo de operação que for realizar, é necessário saber que existem alguns requisitos que são aplicados para todos.

  • Uso dos equipamentos de proteção individual;  
  • Realização da limpeza em apenas um único sentido;
  • Começar a limpeza da parte mais limpa para as mais sujas;
  • Remoção dos lixos grossos antes do início da operação.

Cronograma de limpeza

Para conservar o espaço sempre limpo e livre de impurezas, é necessário manter um cronograma de limpeza. Esse, por sua vez, vai variar de acordo com cada espaço. Na limpeza concorrente, cada situação tem a sua periodicidade. Áreas críticas, semicríticas e comuns precisam receber atenção uma vez por dia. Já a parte não crítica pode ser feita diariamente ou com intervalo de um dia entre as operações. A parte externa pode ser limpa duas vezes na semana. Apesar da frequência, todas as operações precisam ter dia e hora preestabelecidos.  

Quando se trata da limpeza terminal, as áreas críticas e externas precisam receber atenção semanal e ter data e hora preestabelecidos. Já as partes semicríticas, podem receber limpeza quinzenal. Partes não críticas e comuns, geralmente são limpas mensalmente.  

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.