Voltar

Descubra com qual frequência empresas precisam de higienização

Seguir um cronograma de limpeza é o melhor caminho para deixar a empresa atrativa.

Limpeza diária e semanal são as mais comuns.

A higienização das empresas é algo que precisa ser frequente, afinal, com a grande quantidade de pessoas que circulam pelos corredores, não é de se estranhar que ela conte com a presença de microrganismos que, por vezes, são prejudiciais aos frequentadores. No entanto, apesar da limpeza ser uma atividade conhecidamente regular, você sabe com qual frequência as empresas precisam de higienização?

Sabia que cada espaço corporativo tem uma rotina de limpeza específica e que nem todos precisam ser limpos diariamente? Os locais que precisam de atenção diária são os utilizados diversas vezes ao dia ou que são a porta de entrada de qualquer estabelecimento, como é o caso da recepção - até porque não há nada mais atrativo do que uma entrada limpa e organizada.  

Higienização diária 

Apesar de cada empresa ter seus próprios espaços personalizados, todos contam com ambientes fixos, sendo eles:  

  • Banheiros; 
  • Copa ou cozinha;
  • Recepção.

Esses espaços precisam ser limpos diariamente, porque além de serem utilizados por todos os colaboradores, são os ambientes que mais acumulam microrganismos e, no caso do banheiro e da copa/cozinha, exalam odores desagradáveis ao longo do dia.  

Entretanto, esses não são os únicos que precisam de atenção regular. A retirada de pó de aparelhos eletrônicos e mesas também devem ser algo frequente, além da retirada diária de lixos e aspiração de salas dia após dia. 

Vale lembrar que, no atual cenário em que o mundo se encontra, a pandemia do coronavírus, é necessário fazer higienizações diárias, inclusive em partes que recebem pouco contato direto, porém que são mais contaminadas e onde o vírus sobrevive por mais tempos, ou seja, maçanetas, torneiras, interruptores, etc. Itens de uso regular como canetas, cadernos e telefones também carecem de desinfecção e cuidado em relação a transmissão do vírus.  

Higienização semanal  

A limpeza semanal é aquela que requer rigor e atenção maiores, pois diferente da que é realizada diariamente, não pode ser superficial, porque ela deve limpar e desinfectar cada área do espaço em questão. Esse tipo de limpeza aplica-se a todos os espaços, mas alguns ganham primazia no procedimento por não serem higienizados com frequência, sendo eles:  

  • Lugares altos; 
  • Corredores;
  • Vidros, janelas e portas;
  • Estacionamentos (caso a empresa possua);
  • Paredes;
  • Prateleiras e estantes.

Cada empresa tem o seu roteiro 

Além desses dois tipos de cronogramas para limpeza, é necessário lembrar que cada empresa demanda uma especificidade diferente, uma vez que os setores de atuação se diferem entre si e alguns não permitem longos períodos sem uma limpeza rigorosa, como é o caso de hospitais e restaurantes, em que, além da grande quantidade de pessoas que circulam diariamente, também comportam muitos microrganismos.  

Pelo fato da higienização ser uma atividade específicas, muitos estabelecimentos tendem a contratar empresas de limpeza para realização dos serviços, pois assim garantem o espaço sempre limpo, organizado e em harmonia, além de ter o treinamento necessário e dispor dos produtos químicos certos para cada espaço e ambiente, evitando danos ao local e aos frequentadores.