Voltar

Coronavírus na empresa? Saiba como fazer a higienização corretamente

Objetos ao alcance das mãos são os mais contaminados.

Seguir um passo a passo deixa a limpeza mais eficaz.

Muitas empresas conseguiram aderir ao isolamento social e estão trabalhando remotamente, mas essa não é a realidade de todas, visto que algumas tiveram que continuar exercendo suas funções no escritório. Nesse momento em que o coronavírus é a principal preocupação mundial, é necessário adotar medidas de higienização mais eficazes e constantes para não correr o riscos de infecção.  

Quando se trata de empresas em que os materiais, aparelhos e equipamentos tecnológicos costumam ser compartilhados, os cuidados precisam ser ainda mais rigorosos. Por isso, é recomendado seguir um passo a passo para limpar ambientes contaminados e superfícies aparentemente não infectadas, a fim de garantir uma segurança maior.  

Passo a passo para limpeza de empresa

  • Providencie equipamentos de proteção individual. Independente do ambiente estar contaminado ou não, é necessário se proteger de produtos químicos e outras substâncias nocivas. Não esqueça de identificar baldes e panos, cada um para uma função.  
  • Comece a limpeza de cima para baixo, pois dessa forma você evita realizar o mesmo procedimento duas vezes. Isso também acontece com o sentido a ser seguidos: a última parte a ser limpa é a porta de entrada. Iniciar o serviço por ambientes mais limpos e, antes de começar a higienização, retirar os lixos pesados, sãos os procedimentos mais recomendáveis para intensificar a limpeza.  
  • Após a primeiras etapa, superfícies que estão ao alcance das pessoas requerem atenção redobrada, visto que são as que mais acumulam microorganismos. Dê atenção para telefones, computadores, maçanetas, canetas e outros suportes que possuam contato fácil e coletivo.  
  • Cadeiras, mesas, armários e etc., também precisam ser limpos, tendo cada um a sua forma. Mesas e armários devem ter sua higienização feita com uma flanela levemente umedecida com o produto recomendado. Já as cadeiras, devem ser lavadas com água e sabão. Assim como a limpeza dos ambientes, a dos objetos também precisam ser feitas de trás para frente e de cima para baixo e, após a higienização com os produtos adequados, finalizar com álcool em gel 70%.  
  • A última coisa que deve ser limpa é o piso. Por isso, só vá para essa parte quando todas as outras estiverem higienizadas. Optar por um pano limpo umedecido com produtos químicos desinfetantes é a solução mais eficaz. 

Limpeza de ambiente contaminado 

A limpeza do ambiente contaminado não é muito diferente da higienização realizada no dia a dia. Seu diferencial é o kit de limpeza, que deve ser exclusivo e contar com identificação em cada utensílio, além de dar prioridade por panos umedecidos com solução química desinfetante ao invés da vassoura. Não juntar esses produtos aos demais e evitar o contato entre si, é uma forma de aumentar a prevenção da contaminação por coronavírus. 

Sendo muitas vezes de uso único, os panos de fibras utilizados para a higienização do ambiente contaminado precisam ser descartados em lixo de resíduo infectantes após o uso. Já os baldes precisam ser desinfetados com hipoclorito, de forma a eliminar qualquer presença de vírus. Em todas as etapas, é imprescindível que o profissional responsável pela higienização use os equipamentos de proteção individual necessários.