Voltar

Confira quais são os tipos de limpeza de empresa existentes

Um procedimento de limpeza complementa o outro.

Empregar todos os tipos de limpeza mantém os ambientes limpos e harmonizados.

Sabia que uma empresa precisa de mais de um tipo de limpeza para estar devidamente higienizada? E você sabe quais são as existentes e as suas especificações? Ao todo, há cinco categorias de limpeza: limpeza unilateral; profissional diária; mobiliária; de superfícies e de locais contaminados. Abaixo explicaremos cada uma delas.

Limpeza unilateral  

Quando se fala em limpeza, em geral, o que as pessoas buscam é a remoção de microrganismos e sujeiras. Para esse objetivo, leve em consideração a limpeza unilateral, que consiste na higienização da parte mais limpa para a mais suja, o que evita contaminar espaços que não acumulam tantos resíduos.

Todo procedimento de higienização exige equipamentos específicos, seja de instrumentos para realizar a atividade em si ou para proteção pessoal. Nesse caso não é diferente. Porém, além de estar bem equipado, é necessário seguir movimentos precisos e corretos para obter uma limpeza ainda mais eficaz e proteger o corpo de possíveis lesões. Os movimentos manuais devem ser retos, tendo sempre uma única direção, de cima para baixo, de trás para frente, sempre evitando realizar movimentos vai e vem.

Limpeza profissional diária 

Como já explícito no próprio nome, esse é o procedimento que precisa ser realizado todos os dias para manter o ambiente harmonizado. Essa atividade não apenas higieniza os locais, como também organizar os espaços, repõe itens necessários e remove lixos diários. 

Visto que a limpeza diária é um dos procedimentos mais importantes para preservar o bem-estar no cotidiano de uma empresa, a tendência é que está seja uma atividade recorrente. Sua importância, principalmente em tempos de pandemia, está associada à higienização e desinfecção de locais amplos, salas, lugares fechados, maçanetas etc., em que há contato frequente de pessoas diferentes e um maior acúmulo de microrganismos.  

Limpeza de mobiliários  

Sabia que para realizar a limpeza de mobiliário é necessário utilizar produtos específicos, e que esse tipo de higienização contempla demais itens, como, por exemplo, aparelhos eletrônicos? Por serem itens sensíveis, requerem um manuseio específico, visando a manutenção e limpeza correta.  

A higienização de mobiliários deve ser realizada da mesma forma que a limpeza unilateral, ou seja, evitando maior contaminação de áreas que não estão tão sujas. Por isso, prezar pela limpeza iniciando de cima para baixo e de trás para frente, é a opção mais correta a se adotar neste momento.  

Limpeza de superfícies 

Superfícies nada mais são do que piso, teto, paredes, janelas e demais áreas planas, como é o caso de janelas. Esse tipo de limpeza requer procedimentos mais detalhados e rigorosos, pois essas áreas são as primeiras partes a serem reparadas ao adentrar em um local. Para tanto, é imprescindível escolher os produtos corretos e limpar de maneira precisa para obter um ambiente além de limpo, atraente.  

Limpeza de ambientes contaminados  

Em ambientes contaminados, a limpeza precisa ser ainda mais assídua e criteriosa. Nesse cenário, a proteção das pessoas que irão limpar o espaço deve ser ainda maior e mais eficaz, e os produtos, além de específicos, não podem entrar em contato com demais materiais e produtos de limpeza geral. Após o término da atividade, resíduos, panos e flanelas devem ser separados e identificados, ou encaminhados para o lixo específico.