Voltar

Sabia como realizar a limpeza do home office durante o coronavirus

Lavar as mãos é o primeiro passo para ter um ambiente livre de microrganismos.

Toda boa higienização depende de duas etapas: limpeza e desinfecção.

O trabalho remoto foi adotado por muitas empresas nos últimos meses devido ao novo coronavírus. Junto com esse crescente estilo de serviço, outra coisa que tem se feito mais presente e necessária é a limpeza, uma vez que é o principal meio para evitar a contaminação da covid-19.

Apesar do escritório de casa ser um ambiente livre de aglomerações, o tido home office, assim como qualquer outra parte da casa, também precisa de uma limpeza específica, até porque, em boa parte dos casos, os materiais utilizados são os fornecidos pelas empresas contratantes que, por sua vez, estiveram no escritório comercial, um ambiente potencialmente cheio de microrganismos.

Você sabe qual a forma correta de limpar o seu espaço de trabalho? Separamos algumas dicas essenciais para mantê-lo em bom estado e livre do coronavírus.  

Higienização corporal antes da limpeza do espaço  

Quando se fala em métodos preventivos à Covid-19, a lavagem das mãos está no topo. Por isso, antes de realizar a limpeza do home office ou começar a trabalhar, é necessário estar com as mãos higienizadas, evitando contaminar ainda mais o espaço.

Higienização em duas etapas  

Você sabia que existe diferença entre limpeza e desinfecção? A limpeza, remove as sujeiras que são visíveis ao olho humano, já a desinfecção fica responsável por remover as que não conseguimos enxergar, mas estão presentes no ambiente, como bactérias e microrganismos. Por isso, independente do que você estiver limpando, é necessário realizar as duas etapas, começando sempre pela limpeza e depois passando para a desinfecção.

É recomendável que ambos os procedimentos sejam feitos com frequência, de preferência diariamente, principalmente quando houver a presença e visita de não moradores.  

Outros itens que precisam ser limpos são os pacotes que chegam à nossa casa. Sejam cartas ou compras, assim que forem entregues, limpe-os para não correr o risco de algum item infectar as demais partes.  

Foque nas superfícies  

Mesas, objetos, aparelhos eletrônicos e etc., são os principais pontos que temos contato durante o dia, sendo os mais propensos à concentração e propagação de vírus e bactérias do que os demais. Dar prioridade a eles e focar nessas partes é a ação mais recomendada para limpar o seu home office.

No entanto, não é porque esses são os pontos que mais precisam de atenção que os demais podem ser deixados de lado. Pelo contrário, cada item e espaço precisa ser limpo, até porque, maçanetas e interruptores, por exemplo, estão na lista dos ambientes mais contaminados.

Limpeza de roupas e acessórios

Por vezes, é necessário sair de casa durante o isolamento social, afinal, precisamos resolver demandas indo a bancos, mercados, farmácias, e etc. Por isso, lembre-se, sempre que for necessário sair de casa, ao retornar, coloque as roupas para lavar e higienize os itens que saíram com você, como bolsas, relógios, celular e etc., porque eles também são pontos de concentração de vírus e bactérias.