Voltar

Saiba quais são os ambientes que precisam de limpeza rigorosa

Água, sabão e desinfetante são os melhores aliados na hora de limpar.

Lugares que temos pouco contato são os mais sujos.

Quando se fala em limpar a casa, é muito comum associarmos essa prática a varrer e passar pano, afinal, além desses serem os métodos mais tradicionais, estamos eliminando do chão a sujeira que trouxemos da rua por nossos sapatos. Mas sabia que esse não é o lugar mais infectado de nossa casa? Da mesma forma com que nos importamos com a limpeza do piso, é necessário nos atentarmos a outras partes que são as que concentram a maior quantidade de microrganismos. Você sabe quais são elas?

Pare e pense, quais são os objetos ou partes da casa em que todas as pessoas têm contato direto? Abaixo separamos quatro locais que merecem atenção redobrada quando o assunto é limpeza e saúde.  

Maçanetas 

Para entrar ou sair de casa, é necessário abrir e fechar a porta, não é mesmo? E a mão com que você toca na maçaneta, seja do lado interior ou exterior, está contaminada da rua. Por ser uma parte da casa que não temos contato constante, mas pontual, é comum deixarmos passar batido a importância da sua higienização. No entanto, esse é o maior erro quanto ao cuidado com a desinfecção, porque é exatamente esse um dos locais mais contaminados da casa, devido ao toque recorrente de pessoas diferente por mãos não higienizadas.  

Por isso, o recomendável, no momento atual de pandemia pelo novo coronavírus, é manter todas as maçanetas de casa limpas. Então, sempre que possível, após tocá-las, já faça sua higienização com um pano e usando o desinfetante.  

Interruptores  

Os interruptores da nossa casa são imprescindíveis e por mais que o tempo de contato das mãos com esse acessório seja mínimo, já é o bastante para empesteá-los com microrganismos, sendo necessário deixá-los limpos com frequência, ainda mais pelo fato de serem revestidos de plástico, material em que o COVID-19 sobrevive facilmente.   

A forma ideal de higienizar essa parte da casa é com um pano umedecido com desinfetante. 

Aparelhos eletrônicos  

Os aparelhos eletrônicos, em geral, são os itens que mais precisam de limpeza recorrente por serem constantemente manipulados. Mas, não só eles precisam de atenção, como os objetos que os acompanham, como é o caso do controle remoto, carregador de celular, mouse e teclado, e objetos que estão conosco para cima e para baixo, o que aumenta ainda mais a sua contaminação.

A forma correta para limpar esses aparelhos é utilizando um pano umedecido em álcool. Quando se trata dos controles, utilize cotonetes para higienizar entre as teclas. 

Interior da geladeira  

Qual lixo pode apresentar um odor pior: o da cozinha ou do banheiro? O primeiro, não é mesmo? Com essa resposta, já dá para imaginar que o interior da geladeira é uma das partes mais propensas ao acúmulo de bactérias, porque além de ter restos de alimentos, várias mãos a visitam durante o dia, que por sua vez, nem sempre estão devidamente higienizadas.    

Para limpar esse local é necessário remover tudo o que está dentro, inclusive as prateleiras. Por reservar alimentos, o uso de produtos químicos de limpeza não é recomendável. Por isso, opte pela tradicional água e sabão para remover os microrganismos e dê preferência para a água quente. Após a lavagem, seque e desinfecte todos os itens antes de devolver para o lugar de origem.