Voltar

Limpeza predial: saiba o que é, como fazer e quantas existem

Ter uma equipe específica para cada ambiente garante o bem-estar.

Existem três tipos de limpeza predial.

A limpeza predial é um dos serviços mais essenciais para a manutenção do bem-estar. Afinal, a grande quantidade de pessoas que circulam pelos espaços, sejam de prédios residenciais ou comerciais, faz com que o acúmulo de microrganismos seja alto. Então, dar a devida atenção a higienização, é uma forma de garantir um ambiente harmônico.

Entretanto, a limpeza predial não é fácil de ser executada, porque cada local exige um tratamento específico para evitar danos. Por isso, existem alguns requisitos que precisam ser seguidos para a manutenção do patrimônio. Um deles é a elaboração de um cronograma de limpeza e a distribuição correta dos funcionários para cada setor. Quando uma equipe é destinada a um único segmento, ela possui maior conhecimento do que pode ou não ser feito naquela área e garante um cuidado melhor.   

Limpeza predial precisa ser cuidadosa 

Um prédio possui vários espaços, que por sua vez, são diferentes e requerem cuidados específicos. Mas não é só isso. Saber utilizar adequadamente os materiais de higienização é um outro fator que precisa ser levado em consideração na limpeza predial, já que a má utilização ou a distração podem não só prejudicar o espaço que está sendo limpo, como também causar danos à saúde das pessoas que circulam por ali. 

Assim como a limpeza de qualquer espaço, é necessário saber quais são as partes do prédio que precisam ser limpas com frequência e aquelas que podem ter um intervalo maior. Geralmente, as mais utilizadas e que requerem atenção, são: 

  •   Portarias; 
  • Elevadores;
  • Jardins;
  • Piscinas;
  • Playground.

Cronograma de limpeza

Dentro da limpeza predial existem três tipos de higienização. Saber cada uma deles, ajuda na montagem de um cronograma e na preservação do bem-estar de todos os ambientes.  

Limpeza de conservação  

Tendo como objetivo a manutenção do visual estético do local, a limpeza de conservação consiste no recolhimento de lixos, retirada de pó e organização dos materiais. Ou seja, é o procedimento que costuma ser feito diariamente e em horário comercial.  

Limpeza de manutenção  

Também classificada como uma limpeza diária, a limpeza de manutenção pode ser realizada mais de uma vez por dia, porque trata-se da higienização de banheiros, varrição das áreas e organização dos móveis. Fazer dessa ação algo constante no dia a dia evita a necessidade de limpezas profundas em grande escala.  

Limpeza geral  

Esse serviço varia de espaço para espaço. A limpeza geral pode ser diária mas também pode ser semanal, tudo vai depender do ambiente em questão. Isso porque, como já dá para entender, ela é uma higienização rigorosa e específica. Uma das ações é a lavagem da área externa.  

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.