Voltar

Descubra as doenças do trabalho mais comum nos vigilantes

Grande parte das doenças do trabalho dos vigilantes estão relacionadas com transtornos psicológicos ou complicações físicas. Muitas delas estão relacionadas com a grande carga horária de trabalho e situações desagradáveis cotidianas.

Ansiedade e depressão são as duas doenças que mais afastam os profissionais do trabalho.

É comum os profissionais das mais variadas áreas desenvolverem doenças do trabalho devido à grande carga horária, funções e falta de equipamentos adequados para a realização dos seus serviços. Os vigilantes também estão propícios ao desenvolvimento dessas complicações, sendo algumas delas mais comuns do que as demais.

As doenças do trabalho se relacionam com aquelas complicações desencadeadas das condições de trabalho. Por isso, as mais comuns de serem desenvolvidas nos vigilantes podem tanto estar relacionadas com à parte psicológica quanto à física. Porém, existem ações que podem diminuir o número de incidentes e pessoas doentes.

Doenças do trabalho de vigilantes

Geralmente a carga horária dos vigilantes costuma ser longa e eles precisam lidar com várias situações ao decorrer dos dias que acabam gerando doenças do trabalho. Sem contar que muitas vezes precisam enfrentar situações desconfortáveis, como:

  • Desrespeito; 
  • Agressão física ou verbal;
  • Xingamentos;
  • Pressão.

Esses acontecimentos acabam interferindo na saúde dos profissionais e ocasionando alguns doenças do trabalho.

Dores corporais  

Os vigilantes precisam ficar horas em pé, pois essa é um das características dessa profissão. Porém, essa situação pode acabar ocasionando: 

  • Alteração no metabolismo; 
  • Dores no pescoço;
  • Dor nos membros inferiores;
  • Aparecimento de varizes;
  • Complicações renais.

Insônia

Complicações no sono também podem ser desencadeados nos vigilantes. Uma noite mal dormida ociosa no cansaço, alteração no humor, baixa energia que ocasiona em um desempenho ruim no trabalho.   

Problemas psicológicos  

A rotina desgastante de trabalho dos vigilantes acaba por gerar problemas psicológicos, sendo depressão, ansiedade, estresse e transtorno bipolar os mais comuns de serem visualizados.

Enxaqueca

Um tipo de dor de cabeça, a enxaqueca é uma doença que pode durar por horas e até mesmo dias. Geralmente esse problema vem acompanhado de outros, como enjoo, vômito e dores diante de luz e sons.

O que fazer se for diagnosticado com uma das doenças? 

Todo profissional que não esteja passando bem pode ser afastado do trabalho até voltar ao estado normal para a realização dos serviços. Vigilantes que tenham alguma das doenças listadas acima ou outras, que tenham relação com doenças do trabalho, podem se afastar das suas funções e serem ressarcidos pelo INSS com o benefício de auxílio doença acidentário.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.