Voltar

Brasil é o quarto país com maior número em acidentes de trabalho

Conheça as medidas necessárias para evitar as infrações.

Distrações são uma das causas mais comuns para acidentes no local de trabalho.

Três horas e quarenta minutos. De acordo com o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, esse é o tempo que leva para uma pessoa sofrer um acidente de trabalho no Brasil, que ocupa a quarta posição no ranking dos países com maiores número de acidentes de trabalho. O dados demonstram que a faixa etária mais propensa a se acidentar varia de acordo com o gênero: a maioria dos homens acidentados tem entre 18 e 24 anos, enquanto as mulheres têm ocorrência na faixa dos 30 e 34 anos.

Apesar deste ser um assunto comum, você sabe quais são as infrações que estão incluídas na classificação de acidente de trabalho? Segundo o artigo 19 da Lei nº 8.213/91, “considera-se acidente de trabalho tudo o que ocorre no exercício da profissão a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividade, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho”. Dentro dessa classificação, existem alguns tipos de acidentes:  

  • Doença profissional - Problemas desencadeados pelo exercício constante da atividade do trabalho, como, por exemplo, intoxicação por algum componente químico que utilizado com frequência; 
  • Doença do trabalho - Problemas relacionados diretamente com as atividades exercidas, como, por exemplo, perda de audição por trabalhar em um ambientes com alto ruído;
  • Acidente de trajeto - Infração ocorrida durante o percurso até o local de atuação ou vice e versa;
  • Acidente típico - Lesão ocorrida no ambiente de atuação.

Dentre os cargos mais acometidos por acidentes, encontram-se os faxineiros. Afinal, além de lidarem diretamente com substâncias químicas para limpeza, também estão mais propensos a se acidentarem, por exemplo, escorregando no chão molhando. Para evitar essas infrações, algumas medidas precisam ser tomadas.

Utilização de equipamentos de proteção

Muitas profissões exigem equipamentos de proteção, como é o caso de motociclistas e bombeiros. A utilização desses itens é algo essencial para a preservação do bem-estar do colaborador. Mais do que usá-los, outra coisa importante, é seguir as regras e medidas adotadas pela empresa para evitar acidentes.

Independente dessas duas medidas, ambas precisam estar acompanhadas de um requisito importantíssimo: a atenção. Sem ela, é possível sofrer lesões leves a graves.

Manter ambientes organizados e sinalizados

A sinalização não existe em vão, por isso, manter os colaboradores informados dos acontecimentos e medidas de segurança é uma das formas de evitar danos. Além da informação, a organização precisa ser tratada com prioridade, evitando que utensílios fora do local apropriado causem acidentes.

Evitar objetos distrativos

Distração é uma das causas principais dos acidentes de trabalho, por isso evitar ter no local objetos que possam interferir na concentração, é imprescindível. Evite focar no que não faz parte da sua atividade.