Voltar

Ansiedade e Depressão na quarentena? Saiba como evitar

Estabeleça uma rotina e evite o acúmulo de tarefas.

Não se isolar é o principal caminho para não desenvolver transtornos psicológicos.

Ansiedade e depressão são as duas doenças que mais dominam a população mundial, tanto é que são consideradas “o mal do século”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5% da população brasileira sofre de depressão, e quando o assunto é ansiedade, o país ocupa a primeira posição.

O isolamento social, devido a pandemia do novo coronavírus não foi uma situação que colaborou com pessoas que já sofrem de ansiedade e depressão, e também atingiu as que estavam propícias a desenvolverem o problema. Segundo uma pesquisa feita pelo psicólogo Alberto Filgueiras, o número de quadro duplicou em um único mês, ou seja, estima-se que 8% da população esteja sofrendo atualmente de ansiedade e/ou depressão.   

Neste momento em que estamos impossibilitados de sair de casa, nos divertir e encontrar nossos amigos, você sabe o que fazer para evitar ou amenizar os sintomas de tais privações? Separamos abaixo cinco dicas para você manter seu bem-estar e a saúde mental durante este período. 

Mantenha a rotina  

Por mais complicado que seja manter as tarefas como eram antes do isolamento, ter uma rotina ou montar uma nova é o primeiro passo para evitar o desenvolvimento de ansiedade e depressão. Ao estabelecer atividades para seguir durante todos os dias, você evita ficar com a cabeça vazia ou entediado, o que, consequentemente, impossibilita pensarmos demais e focar nos problemas e incertezas de como as coisas serão após a pandemia.

Saber dividir as tarefas para não acumulá-las é outro quesito que precisa ser levado em consideração quando estipular uma rotina. Além disso, junto às tarefas, lembre-se de acrescentar momentos de lazer e descanso.

Conversa virtual

Por mais que não seja possível encontrar amigos e familiares neste momento, nada nos impede de conversar com eles, afinal, mais do que nunca, temos as redes sociais como nossas aliadas. Mesmo que não seja a mesma coisa que uma interação pessoal, não deixe de manter contato. Além dessa ser uma forma de descontração, evita o isolamento do mundo e também pode, ao mesmo tempo, ajudar alguém que precise. Conversar é sempre bom e nos deixa mais leve.

Praticar exercícios e ter uma boa alimentação

Aproveitar esse tempo em casa para praticar exercícios físicos e ter uma reeducação alimentar é uma forma de amenizar os sintomas da ansiedade e depressão. Comer os alimentos certos ajuda o nosso organismo a ter as funcionalidades de que ele precisa, e praticar exercícios, além de ser uma forma de queimar calorias, também ajuda na liberação de endorfina, que melhora a sensação de bem-estar.

Controle a respiração e durma bem

Quando estamos assustados, nervosos ou com medo a primeira coisa que devemos procurar fazer para voltarmos ao estado de repouso, é respirar fundo até que a respiração e pressão arterial estejam normalizadas. Essa também é uma das principais técnicas para o combate à ansiedade e depressão. Uma respiração correta reduz as reações do sistema nervoso autônomo e faz com que a gente relaxe, deixando-nos, mais calmos, conscientes e possibilitando-nos dormir de uma forma mais tranquila, já que essas doenças tendem a interferir no sono, coisa que não pode acontecer com frequência, uma vez que dormir bem é sinônimo de bem-estar.