Voltar

Assalto a condomínio: veja como se proteger e manter segurança

Para aumentar a segurança e evitar assaltos no condomínio, existem vários hábitos que precisam ser adotados. Confira o dia do especialista da Albatroz.

Assalto a condomínio: proteção e segurança

Os assaltos a condomínios vira e mexe estão nas manchetes de jornais, apesar de boa parte das pessoas optarem por esses espaços que oferecem mais segurança. Seja nas grandes cidades ou em bairros menores, é preciso manter os cuidados a todo custo para que não haja nenhum problema. Proteger e cuidar de pessoas e patrimônios é uma das principais atividades que o Grupo Albatroz faz, inclusive serviço direcionado para condomínios.

Para evitar a insegurança, existem algumas medidas que precisam ser adotadas no dia a dia que melhoram os cuidados, elas vão desde hábitos diários, até a contratação de uma empresa especializada para cuidar de determinadas funções. Outras formas de proteção são: adoção de aparelhos de tecnologia que contribuem para o controle de acesso, monitoramento e outros serviços.

Dicas para evitar assalto a condomínio

Para ajudar na proteção do condomínio, conversamos com o nosso especialista da área, o gerente de operações de segurança, Marcelo Sol, que fez um bom resumo sobre quais são as melhores formas para evitar transtornos e deixar o seu lugar seguro. Para saber quais são, basta continuar lendo este artigo.

Quais as melhores formas de se proteger como um morador de condomínio?

A melhor forma de se proteger é cumprir rigorosamente com os procedimentos descritos no manual de segurança do local. Todos devem seguir à risca o que está descrito ali, e qualquer atitude diferente daquela que é recomendada as ações deverão ser tomadas de imediato. Quando estiver entrando ou saindo do condomínio faça de maneira rápida e atenta.

Hoje muitos condomínios já contam com motores “a jato” para abertura e fechamento dos portões, diminuindo a exposição do morador. Ao ver pessoas suspeitas próximos ao portão de acesso da garagem, não pare, siga mais adiante e avise o porteiro do prédio para que ele siga as instruções de segurança. Mantenha sempre a atenção ao seu redor e não deixe nada exposto sobre os bancos como bolsas, sacolas e celulares que possam chamar a atenção dos meliantes.

Não saia do condomínio a pé com celulares e bolsas de grande volume, pois podem chamar a atenção dos meliantes nas imediações. Hoje os meliantes transitam de moto e, ao perceber a facilidade das pessoas, eles atacam armados e, muitas vezes, não esperam que a pessoa entregue os pertences e acabam baleando-as sem propósito algum.

Quais os procedimentos básicos para uma boa segurança em condomínio?

Cumprir os procedimentos de segurança descritos entre os especialistas em segurança, fazer uso das tecnologias disponíveis no mercado, como: controles por biometria, reconhecimento facial, controle de placas. Escolher uma empresa de segurança que tenha conhecimento e experiência na área mostrando aos moradores os perigos que podem estar sujeitos através de uma análise de riscos detalhada do condomínio e das imediações a que ele está localizado.

Sempre que for receber uma entrega ou uma visita, avise antecipadamente a portaria para que possa se preparar para fazer a recepção deste visitante. Se possível informar nome completo e número do documento de identificação para facilitar o cadastro antecipado.

Como a Albatroz atua nesta área?

Temos uma área de treinamentos e análise de vulnerabilidades que irá entregar ao nosso cliente, soluções para garantir cada vez mais a tranquilidade e a segurança que ele busca morando em um condomínio vertical ou horizontal, otimizando seus recursos e alinhando com todos os moradores a real necessidade do cumprimento de todos os processos de segurança descritos em manual de normas e procedimentos.

Nossos supervisores são treinados para reconhecer situações que possam trazer vulnerabilidade ao condomínio e a cada visita apresentam aos moradores e a administração sugestões de melhoria.

Além dessas explicações, Marcelo Sol também fala que realizar palestras e treinamentos como todos os seguranças do local e como os moradores é uma forma de equalizar a segurança como uma obrigação de todos. Na Albatroz, para que se tenha sucesso nas operações, os recursos são utilizados em conjunto, criando um sistema integrado de segurança, onde recursos tecnológicos e humanos são divulgados a todos. Para saber mais sobre os cuidados que devem ser tomados e como cuidar dos condomínios, entre em contato com o Grupo Albatroz.