Voltar

Buscando segurança em condomínio? Confira nossas dicas

Com o alto número de pessoas que residem em condomínios, é necessário ficar atento aos cuidados para manter a proteção de todos. Equipamentos de segurança, atenção e cumprimento de normas são algumas alternativas para manter a segurança.

Cuidados no condomínio vão além da portaria.

De acordo com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), mais de 68 milhões de pessoas residem em condomínios no Brasil. Para proteger todos e manter o bem-estar dos moradores, a segurança em condomínio precisa fazer parte do dia a dia.

Esses cuidados começam na portaria e vão para o interior do prédio, porque mais do que segurança contra furtos e roubos, existem espaços na redondeza que oferecem risco para os moradores, sendo alguns deles: piscina, playground, jardins, salão de jogos e etc. No artigo da Albatroz você confere algumas dicas para proteger.

Segurança em condomínio começa na portaria  

A porta de entrada para qualquer local começa com a porta, por isso que a segurança em condomínio começa na portaria, pois esse é o local responsável por receber:

  • Moradores; 
  • Visitantes;
  • Entregas;
  • Empresas de serviços;
  • Correspondências.

A atenção e o cuidado precisam ser redobrados porque qualquer descuido é capaz de gerar um incidente. Para evitar isso, existem algumas dicas que podem ser seguidas.  

Atenção dos porteiros  

Por serem a porta de entrada para o condomínio, os profissionais que atuam nessa área não podem se distrair, é necessário atenção a tudo e todos para que, ao autorizar o ingresso de alguém, não esteja colocando em risco as demais pessoas que se encontram no espaço.

Falhas humanas costumam ser as responsáveis pela entrada de infratores no condomínio.  

Cumprimento das regras  

Se existem regras elas precisam ser seguidas! Uma vez ali, elas estão atuando como forma de prevenção a danos. Quando as normas são deixadas de lado, criminosos conseguem realizar suas ações.

Equipamento de segurança interno e externo  

O perigo não está do lado de fora, ele também pode estar no interior. Por isso, contar com equipamento de segurança nos dois espaços é uma maneira de aumentar ainda mais a segurança no condomínio.  

Olho mágico e interfone  

Esses dois equipamentos são de grande ajuda para a proteção dos moradores. Dessa forma, é possível fazer o reconhecimento das pessoa ao realizar a liberação dos mesmos - quando são destinados ao seu apartamento - junto com os porteiros. Seria uma segurança em três fases: portaria, autorização por interfone e conferência por meio do olho mágico.   

Lista de convidados  

Seja em festas ou visitas casuais, ter uma lista de pessoas autorizadas a ingressar ao condomínio é uma forma de garantir uma segurança maior. Por isso, nunca deixe esse requisito de lado.

Atenção ao entrar e sair do condomínio

Muitos criminosos esperam os moradores estarem entrando ou saindo do prédio para agirem. Por isso, sempre que estiver chegando e prestes a entrar no condomínio, faça uma checagem para se certificar de que não há nada de estranho no entorno. Caso haja algo, espere um pouco antes de entrar. Se a situação não se normalizar, chame as autoridades.  

  Cuidados no interior  

Para manter o bem-estar e o cuidado com os moradores, é necessário certificar-se que a manutenção no interior dos condomínios está sendo realizada. Ou seja, é preciso ficar atento a: jardinagem, limpeza, áreas de lazer e outros lugares que compõem a propriedade. Existem empresas, como o Grupo Albatroz, que atuam nessa área!

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.