Voltar

Porteiro: saiba quais são as funções desse profissional

Não confundir porteiro com zelador é o primeiro passo para ter um profissional qualificado.

Porteiros precisam estar prontos para atuarem em situação de emergências.

“Boa tarde, em que posso lhe ajudar?” Provavelmente você já ouviu isso em alguma empresa, condomínio, escritório ou em outro lugar que possua um porteiro, afinal, ele é o responsável por liberar a sua entrada. Apesar desta ser uma profissão bastante encontrada nas cidades brasileiras, principalmente nas metrópoles, como é o caso de São Paulo, em outros países essa profissão é quase inexistentes.

Você sabe de onde vem o termo “porteiro”? Tem origem francesa, uma vez que é derivado de concieger, termo utilizado na França para designar quem trabalha em casas e na orientação de hóspedes em hotéis. Esse profissional, geralmente tem bastante conhecimento do local em que atua, direcionando visitantes e administrando correspondências.  

Por falar em direcionamento, a profissão de porteiro acaba sendo confundida com a de zelador e por falta de conhecimento a respeito dela, as pessoas podem entender o funcionário com um “faz tudo” e por essa razão, acabar sobrecarregando o profissional, o que faz com que ele não execute com eficiência o trabalho para o é designado.

Sabia que uma das funções do porteiro é a de segurança? Como ele é a primeira pessoas que os visitantes têm contato, é necessário a coleta de informações para a liberação do acesso. Caso essa medida de segurança não seja realizada, há chances de colocar em risco a proteção das pessoas.

O que um porteiro faz?  

O profissional que atua na portaria tem que prezar pelo bem-estar do prédio e o funcionamento perfeito de todos os setores. As funções que são atribuídas a esse colaborador são as seguintes: 

Liberação de entrada e saída 

O “entra e sai” de uma empresa só é possível com a liberação do porteiro. E para auxiliá-lo na realização do seu trabalho, é bom deixá-lo avisado de entregas, chegadas de funcionários contratados por moradores e outros serviços que precisem atuar no interior do local.  

Recebimento e entrega de encomendas  

Agenda encomendas para chegar em casa é algo comum, mas isso só é possível se o porteiro autorizar a entrega. Por isso, tudo o que chega passa por ele e após o recebimento, ele encaminha para o destinatário. Atentar-se às coisas que são entregues é manter a segurança do lugar, pois diminui os riscos de receber itens perigosos. 

Agir em situações de emergência  

Além de cuidar do que entra e sai de pessoas e encomendas, o porteiro também é responsável por se antenar no que está acontecendo no prédio, quanto:

  • As ocorrências;
  • Vandalismos;
  • Assaltos e furtos;
  • Incêndios;
  • Falhas no elevador.

Por essa razão, ele precisa estar preparado para atuar nas mais variadas situações similares a essas. Por isso, em geral, quando os estabelecimentos realizam a contratação desse profissional, tendem a procurar por empresas terceirizadas que oferecem esse serviço, cujos profissionais são especializados e capacitados nas atribuições específicas da função.