Gestão de facilities contribui para a melhora do desempenho da empresa e na produtividade dos colaboradores
Cada vez mais a gestão de facilities tem se integrado aos processos das empresas e melhorando o desempenho da organização, além de garantir a redução de custos. Essa área que tem se popularizado no mundo está diretamente ligada aos cuidados com os setores de uma organização: instalações, maquinários e o pessoal.
Quando se fala na gestão de facilities, são várias as suas responsabilidades, até porque, tem como principal função garantir o bom funcionamento dos serviços com a qual a empresa contratante trabalha. Essa ampla possibilidade de atuação é uma das razões que fazem com que os profissionais que atuam nesta área sejam cada vez mais valorizados no mercado de trabalho.
Hoje, um profissional de facilities pode ser considerado como o ponto-chave de qualquer empresa. Para se ter noção, o segmento tem crescido nos últimos anos, e muito desse ‘boom ‘está ligado com a pandemia. Só durante o confinamento, a terceirização desses serviços registrou crescimento de 94% nas empresas brasileiras, segundo um levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA-SP).
O que é facilities?
Facilities se trata daqueles serviços que facilitam os processos do dia a dia de uma organização. Eles podem estar relacionados à limpeza, segurança, manutenção, jardinagem, atendimento, ou seja, atividades que não fazem parte do segmento de atuação da empresa contratante. Dessa forma, possibilita que a organização possa melhorar o seu desempenho, porque ela não fica responsável por serviços que não são seu core.
O trabalho de facilities também pode ser conhecido como serviços gerais. Graças a ele é possível contar com ambientes de trabalho aptos para execução dos serviços e dar mais qualidade para os colaboradores, pois oferece conforto e funcionalidade. Não importa qual o tipo ou tamanho da sua empresa, todas podem contar com esse serviço.
O setor de facilities normalmente costuma ser oferecido por uma empresa terceirizada que faz desse setor a sua principal atividade, como é o caso da Arcolimp Facilities, empresa do Grupo Albatroz que cuida de todos os serviços que levam facilidade para o dia a dia das organizações.
Como funciona a gestão de facilities?
Gestão de facilities está diretamente ligada com o gerenciamento de estratégias que garantem a qualidade e pleno funcionamento da infraestrutura da companhia. Essa atividade tem como função principal coordenar as diferentes atividades de facilities que são realizadas naquela empresa, para que sejam executadas com agilidade e eficiência.
A gestão de facilities evita incidentes e erros porque elas conseguem dar todo o suporte necessário para o colaborador que está designado para realizar aquele serviço. Isso acontece porque seu principal objetivo é promover a funcionalidade da companhia.
Uma curiosidade sobre este serviço é que em 1960, o termo foi chamado nos Estados Unidos como ‘Facilities Management’, e, na ocasião, foi descrito como profissão que abarca muitas disciplinas, para assegurar a funcionalidade de um ambiente, por meio da integração de pessoas, locais, processos e tecnologia.
Por isso, quando se trata deste segmento, é preciso ter em mente que os profissionais podem atuar no gerenciamento de dois tipos de serviços:
Hard service
Serviços associados à infraestrutura física da empresa e que não podem ser removidos, como manutenção elétrica, hidráulica e sistema de combate a incêndio. A constante atenção a esses setores é indispensável, porque estão diretamente ligados à segurança da edificação.
As manutenções dessas atividades normalmente são prescritas por lei. Por isso, é preciso fazer uma manutenção constante para garantir o perfeito estado de conservação da empresa e, assim, evitar que ela possa ser danificada.
Soft service
Diferente do hard, esse pode ser removido, pois, se trata de atividades que podem ser pontuais, periódicas ou constantes. Ou seja, se relaciona com serviços de recepção, dedetização, limpeza, são serviços que podem ser contratados quando necessário e descontinuados de acordo com a demanda da organização.
Como a Gestão de facilities ajuda as empresas?
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido qual a importância da gestão de facilities e como ela pode ajudar as empresas. Mas, para ter uma resposta mais objetiva, tenha em mente que essa atividade executa um trabalho que visa manter as operações em harmonia, dentro da rotina e sob controle.
Além dos resultados a curto prazo que podem ser conferidos, como a melhora na eficiência e produtividade, a longo prazo, é possível perceber que a gestão de facilities também contribui com a imagem da empresa, porque transmite credibilidade.
Quem tem uma gestão de facilities eficiente, de sobra evita problemas como:
- Erros primários;
- Retrabalho;
- Imprevistos;
- Uso incorreto de materiais.
Quais os serviços gerenciados?
O gerenciamento é feito com base nos serviços de facilities existentes. Ou seja:
- Limpeza;
- Segurança patrimonial;
- Segurança eletrônica;
- Bombeiros;
- Jardinagem;
- Manutenção;
- Logística interna;
- Recrutamento e seleção;
- Recepção e atendimento;
- Infraestrutura especializada;
- Suporte administrativo;
- Conservação.
Por que contratar uma empresa terceirizada?
A contratação de empresas, como a Arcolimp Facilities, traz uma série de benefícios, que vão desde ter um serviço especializado, até a economia de recursos da empresa. Quem contrata essas organizações especializadas não tem necessidade de se preocupar com o pagamento daqueles colaboradores, porque as terceirizadas são responsáveis por essas obrigações. Além desses benefícios, ainda se poder desfrutar de outros como:- Redução de custo;
- Otimização dos resultados;
- Serviços especializados e profissionais treinados;
- Ter maior competitividade no mercado de trabalho e expansão do negócio.