Responsável pelo entra e sai de pessoas e veículos, o controlador de acesso garante a segurança dos espaços. Para atuar nessa profissão, é necessário ter o primeiro grau completo, ser educado e cordial.
Ao ir a um condomínio, seja ele residencial ou não, é comum ter que passar pela portaria e aguardar a liberação para adentrar o espaço. Esse processo é realizado por duas pessoas: controlador de acesso e porteiro. Apesar de serem profissões que frequentemente são confundidas, existe diferença entre elas.
A maior diferença entre o controlado de acesso e o porteiro está exatamente na função. Enquanto as pessoas que trabalham na portaria precisam conhecer as normas de segurança, fazer a ronda para verificar o fechamento de portas e equipamentos de segurança, o controlador de acesso é aquele profissional que possibilitará a sua entrada, ou seja, irá abrir a porta, portão ou outro local que possibilite a liberação da pessoa.
Quais as funções de um controlador de acesso?
Como já dito no próprio nome, o controlador de acesso é o responsável por controlar as pessoas que entram em condomínios, eventos ou empresas. Ele é o profissional que lida diretamente com a segurança dos espaços porque será o responsável por liberar cada uma das pessoas. Pelo fato de oferecer maior segurança, esse é um serviço que tem tido uma alta na procura, porque cada vez mais as pessoas buscam por conforto, proteção e tranquilidade. Você sabe quais são as funções de um controlador de acesso? Abaixo fizemos uma lista que compõe suas principais obrigações.- Liberar a entrada e saída de pessoas e veículos;
- Controlar a movimentação nas áreas em que é responsável;
- Impossibilitar a formação de aglomeração em locais determinados;
- Garantir a segurança do ambiente.