Equilibrar as emoções, desconectar-se do ambiente virtual e conversar são algumas alternativas.
Quando se fala em saúde, qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Mental ou física? Independente da sua resposta, ambas são preocupações frequentes entre os brasileiros. Segundo a pesquisa Global Advisor “World Mental Health Day 2019” realizada pelo Instituto IPSOS, 73% da população brasileira se preocupa com a saúde mental, fato que coloca o Brasil na terceira posição do ranking mundial. Quando o assunto é a saúde física, a preocupação é ainda maior, chegando aos 75%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe uma definição precisa para saúde mental, mas estima-se que consista em um estado de bem-estar em que o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, lidar e recuperar-se dos estresses diários e ser, ao seu modo, produtivo. Ou seja, consiste na pessoa estar bem consigo mesma e nada conseguir interferir negativamente no seu bem-estar, pois ela é capaz de filtrar os acontecimentos e lidar com suas emoções de forma equilibrada.
Hábitos benéficos da saúde mental
Cuidar da saúde mental não é impossível e existem alguns hábitos que precisam ser frequentes para alcançar o equilíbrio, sendo alguns deles:
- Se desconectar das redes sociais: por mais que a internet seja uma ótima aliada em matéria de informação e aproximação com quem está longe e oferecer entretenimentos, é uma das causas principais de desestabilização da saúde mental. Além de passarmos tempo demais no ambiente virtual e esquecermos da vida fora dele, acabamos por comparar a todo o momento nossa vida com a de outras pessoas;
- Fazer exercícios: praticar exercícios é positivo e recomendável para tudo, e quando se trata da saúde mental, essa prática também é benéfica. Além de auxiliar na melhoria da saúde física, também faz com que você libere hormônios como a endorfina, por exemplo, que produz relaxamento;
- Converse pessoalmente: o contato com as pessoas traz vários benefícios, sendo um deles a liberdade para desabafar. Essa é uma maneira de encontrar alternativas para solucionar nossos problemas e também evitar guardar o que está acontecendo só para nós. Nesse período de isolamento, busque fazer ligações e videochamadas com pessoas com quem você possa conversar.
- Pense em você: muitas pessoas tendem a querer ajudar a todo mundo, o que é uma ótima ação, porém, elas acabam esquecendo o principal: cuidar de si mesmas. Por isso, não hesite em ser um pouco egoísta nesse momento e te dar a atenção que você merece.