Voltar

Você sabe o que são armas não letais e quando utilizá-las?

Equipamentos são usados para conter infratores sem risco de lesão.

Irritação ocular e respiratória e impossibilidade de se mover, são os principais efeitos das armas não letais.

Em algum momento da vida você já deve ter ouvido falar em armas não letais, afinal, esse é um dos recursos mais utilizados por policiais e vigilantes durante situações que podem se tornar perigosas, como é o caso de manifestações populares, partidas de futebol e rebeliões. Mas apesar da repercussão que este equipamento tem, você sabe quais são as armas não letais e o por que recebem esse nome?

De acordo com a Lei nº 13.060 de 2014, vigilantes devem dar prioridade ao uso de armas não letais em suas atividades, visto que são menos agressivas e têm como função principal a imobilização de infratores durante situações que necessitam a utilização de força. Os profissionais devem usar armamentos mais pesados somente quando realmente houver necessidade.

Porém, o fato da arma não ser letal e sim menos agressiva, não a torna acessível ao uso por qualquer pessoas. Pelo contrário, ainda segundo a lei, apenas empresas de segurança e órgãos de segurança pública podem utilizá-la, pois é necessário conhecimento e utilização correta do equipamento, caso contrário, o material que visa auxiliar na diminuição de incidentes causados por revólveres, pode acabar sendo igualmente prejudicial. Para fazer o uso legal e seguro da arma não letal, é necessário realizar um curso específico e ter capacitação, requisito cumprido pelos profissionais em vigilância.

Principais armas não letais e suas funcionalidades

Dentre as armas não letais mais conhecidas, podemos citar o gás lacrimogêneo. Recomendados para dispersar multidões e auxiliar em operações de resgate, sua função é causar uma irritação nos olhos das pessoas impossibilitando a visão por tempo determinado. Existem três tipos de gases:

  • Explosivos;
  • Luminares;
  • Os que soltam fumaça.

Bala de borracha 

Outro equipamento comum são as armas bala de borracha, comumente empregada em tumultos violentos. A diferença dessa munição para bala (utilizadas em armas de fogo) é exatamente o fato delas serem feitas de borracha e não serem letais.

Spray de pimenta

Spray de pimenta é outro acessório comum usado tanto por policiais quanto por alguns cidadãos. É indicado para defesa pessoal e dispersão de tumultos. O uso desse material causa irritação nos olhos e vias respiratória por um tempo determinado.

Taser e Bastão de choque

Dois equipamentos que têm como função parecida e servem para imobilizar infratores, é o taser e o bastão de choque. O que os difere é a distância sob a qual cada um opera (curta ou longa). Porém, independente da distância com o que o material é empregado, o efeito é o mesmo (com diferentes intensidades), ou seja, ambos liberam uma carga elétrica que impossibilita a movimentação dos músculos corporais até que o efeito cesse.

Apesar de receberem o nome de armas não letais, esses equipamentos podem ferir seriamente, porém de forma menos agressiva. Por isso, deixar que apenas quem possui capacitação para manejar o equipamento é uma forma de evitar graves.