Voltar

Terceirização: o que é, as vantagens e quais os tipos

A terceirização de serviços é cada dia mais comum. Com ela é possível desfrutar de diversas vantagens, além de reduzir custos. Saiba mais.

Terceirização de serviços ajuda as empresas a economizarem e expandirem seus negócios.

A terceirização virou algo comum no dia a dia das empresas. Cada vez mais os serviços passam a ser centralizados em organizações que possuem maior experiência em determinadas áreas e atuam somente com uma função específica, como vigilância e facilities.

A contratação de empresas especializadas traz uma série de vantagens, desde a redução de custos, até a melhora no desempenho da equipe. Porém, assim como boa parte dos assuntos, a terceirização divide opiniões.

Existem aqueles que acham uma boa alternativa porque oferece maior flexibilidade e eficiência, mas também há quem fale que esse tipo de prestação de serviço enfraquece os direitos trabalhistas.

Cada pessoa pensa de uma forma, contudo, com o crescente movimento de terceirização que tem ocorrido, é preciso saber o que é esse ato e como ele funciona. Neste artigo, vamos explicar tudo o que precisa saber sobre esse tipo de prestação de serviço.

O que é terceirização?

Terceirização de serviço nada mais é do que a contratação de uma empresa por outra para a realização de funções específicas que não são o foco da organização contratante. Em outras palavras, é quando uma empresa contrata outra para intermediar alguma função, como:

  • Vigilante;
  • Copeiros;
  • Jardineiros;
  • Recepcionistas;
  • Bombeiros.

+ ASG: o que é e como é a rotina desse profissional?

São vários os trabalhos que podem ser terceirizados. Quando se contrata esse tipo de prestação de serviço, não se tem vínculo empregatício, pois as pessoas que vão trabalhar tem ligação apenas com a empresa contratada, sendo elas as responsáveis pelo pagamento de salário, contratação e obrigações trabalhistas.

Como funciona a terceirização?

Quando se sabe o que é terceirização, fica mais fácil de entender como ela funciona. Esse tipo de prestação de serviço pode ser classificado como B2B (business to business - na tradução empresa para empresa), ou seja, serviços que uma empresa, denominada tomadora, fornece para outra, as terceirizadas.

Para entender melhor como funciona a terceirização é da seguinte forma: você contrata uma empresa para atuar em determinada função. Ela, por sua vez, fica responsável pela contratação dos profissionais que vão atuar naquele serviço, assim como tem por dever fornecer os equipamentos necessários para que eles possam trabalhar, sejam roupas ou outros acessórios e produtos.

Como ser uma empresa terceirizada?

Para que uma empresa possa atuar como terceirizada, ela precisa possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e ter registro na Junta Comercial. Dependendo da área de atuação, também é preciso ter autorização de outras organizações, como da Polícia Federal, para que as empresas possam atuar no ramo da segurança.

+ Ronda motorizada: saiba como esse serviço melhora a segurança

Diferente do que pode parecer, e o que é apontado por algumas pessoas que não concordam com a terceirização, os colaboradores não perdem direitos trabalhistas, só que ao invés de serem associados à contratante, tem relação com a contratada, tirando assim a obrigação de uma e passando para outra. Porém, eles continuam protegidos por lei, desde que seja contratado em regime CLT.

Nessas exigências da legislação, as empresas terceirizadas precisam fornecer aos colaboradores:

  • Registro em carteira do trabalho;
  • Jornada legal fixada;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Proteção previdenciárias;
  • FGTS;
  • Normas de saúde e segurança do trabalho.

Quais as vantagens da terceirização?

A contratação de empresas traz benefícios para a contratante. Elas vão desde ter um serviço especializado, até a economia de recursos da empresa. Ambas acontecem por uma razão que apontamos acima: a transferência da obrigação de uma empresa para outra.

Dessa forma, as empresas contratantes não precisam se preocupar com o pagamento daqueles funcionários, porque as terceirizadas são responsáveis por essas obrigações. Outra obrigação que fica de fora, é o fornecimento de cursos e treinamento, pois não vão estar em sua grade. Tudo isso deve ser realizado pela empresa terceirizada. Abaixo listamos algumas vantagens da terceirização:

Redução de custo

A contratação de empresas terceirizadas possibilita que as empresas contratantes economizem, porque elas reduzem os custos menores, pois, os profissionais contratados não têm vínculo empregatício com a empresa, fazendo com que fiquem isentas do cumprimento das leis trabalhistas, e evitam gastos com treinamento e especialização, uma vez que os colaboradores que vão atuar na área já tem experiência.

Otimização dos resultados

Com a terceirização, as empresas contratantes tendem a otimizar os seus resultados, isso porque elas deixam de focar em tarefas que não fazem parte da sua grade, para focar naqueles serviços a qual atuam. Dessa forma, com profissionais focados em seu segmento de atuação, eles podem gastar energia pensando em outras funcionalidades, além de terem tempo para fazerem outros cursos ou conseguir estudar e aplicar outras estratégias, visto que não vão ter distrações.

Serviços especializados e profissionais treinados

Provavelmente você já ouviu falar que quando nos propomos a realizar várias coisas ao mesmo tempo, acabamos não conseguindo realizar nenhuma como deveria ser, o que faz com que a entrega do trabalho não seja tão eficaz. Ao contratar empresas terceirizadas isso não acontece, pois, os colaboradores são designados para atuar com exclusividade em segmentos específicos.

Então, da mesma forma que eles só vão atuar dentro do que foram contratados para fazer, o mesmo acontecesse com os funcionários da empresa contratante que não vão desviar o seu foco durante a jornada de trabalho.

Maior competitividade no mercado de trabalho e expansão do negócio

Empresas que contratam serviços terceirizados conseguem expandir o seu negócio e voltar ou ficar mais competitivas. Possuindo profissionais focados em seus ofícios e com a redução de custos, é possível elaborar estratégias de crescimento e investir o capital economizado na contratação de funcionários e pagamento de cursos em apostas cada vez mais certeiras e que auxiliem no desenvolvimento do seu negócio.

Os tipos de terceirização

Em geral, os serviços mais comuns de serem terceirizados são aqueles associados à limpeza, facilities e segurança. Porém, existem outros que também se enquadram nesta categoria. Não é por acaso que existem tipos de terceirização.

Terceirização operacional

Esse é o tipo de terceirização mais conhecido entre as pessoas, são exatamente aqueles mais comuns, ou seja: serviços de limpeza, recepção, jardinagem, segurança entre outros. São atividades essenciais para o funcionamento das corporações.

Terceirização de manutenção e correção

A prestação de serviço de manutenção e correção tem a ver com a operação daqueles equipamentos de produção que quebram e precisam de conserto. Como, em geral, essas máquinas são específicas e delicadas, ao mesmo tempo que são caras, é necessário que um profissional que entenda do assunto seja acionado para fazer operações específicas quando necessário, não sendo preciso que a empresa contratante tenha que ter uma pessoa disponível o tempo todo apenas para atuar nesta função, sendo que não é necessário que ele trabalhe constantemente.

Terceirização da produção e instalação

Ter que contratar montador para a compra de um móvel, é cada vez mais frequente. Mas não é só essa área que tem sido afetada. A parte de produção também tem transferido seus afazeres para terceiros, para, dessa forma, diminuir os custos, como é o caso, a produção de caixas de sapato.

Terceirização de serviços profissionais

Com a atualização da nova legislação, outros serviços passaram a ser terceirizados, como T.I e contabilidade. A possibilidade de externalizar os trabalhos, fez com que as empresas pudessem contar com profissionais e trabalhos de alta qualidade.

+ Acompanhe o Grupo Albatroz nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin

Devo contratar uma empresa terceirizada?

Essa é uma questão que todas as pessoas que estão procurando serviços terceirizados se deparam, e só elas podem responder. Contudo, de uma coisa elas podem ter certeza, que com empresas terceirizadas, elas vão conseguir economizar, achar profissionais treinados e especializados, além de serem de alta qualidade, e ainda ter como resultado a otimização dos seus serviços, além da possibilidade de expandir o seu negócio. A Albatroz é uma empresa terceirizada que atua no ramo de segurança e facilities. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato.