Voltar

Serviço de copa é essencial em todas as organizações

Empresas que contam com esse profissional tendem a ter um resultado mais promissor nos serviços por evitarem que os colaboradores precisem interromper seu trabalho para realização de tarefas terceiras.

Serviço de copa faz parte da área de facilities.

Existem trabalhos que são indispensáveis para o cotidiano de uma empresa. Um deles é o serviço de copa, que provavelmente você já viu em algum lugar ou ouviu falar. A razão que faz as instituições contratarem esses profissionais é por eles proporcionarem benefícios para quem desfruta de suas competências.

A manutenção do café aquecido, os copos limpos e no lugar, água nas jarras e organização de coffee breaks de reuniões e eventos são algumas das funcionalidades do serviço de copa, que costuma ser terceirizado. Você sabe como ele funciona? Neste artigo vamos explicar.

Serviço de copa é responsável pelo abastecimento alimentício da empresa

O serviço de copa de uma empresa pode ser diário ou eventual, tudo vai depender da demanda necessária. Os profissionais que atuam nessa área são os responsáveis por:

  • Elaboração do cardápio de eventos; 
  • Montagem de bandejas de comida;
  • Servir os convidados;
  • Repor alimentos e bebidas do coffee break;
  • Limpeza e organização da copa e utensílios utilizados.

A importância do serviço de copa está diretamente ligada com a melhoria nos resultados da empresa. Isso acontece porque, tendo um profissional responsável só pelo setor de abastecimento alimentício da empresa, os colaboradores não precisam desviar de suas funções para realizar outras atividades, o que faz com que eles fiquem mais focados no seu trabalho.

Tipos de copeiros  

O serviço de copa entra na categoria de facilities, ou seja, funções que oferecem facilidade para o dia a dia de uma empresa. Por isso eles podem ser classificados de três maneiras:

Copeiro empresarial  

São aqueles profissionais que atuam diariamente em uma empresa. Eles são responsáveis pela preparação do café, coffee break, servir funcionários, clientes e convidados, e organização da copa.

Copeiro de eventos  

Atuam esporadicamente, apenas em algum evento em questão a que tenham sido contratados. Fazem a montagem do cardápio, organização das mesas e bandejas, e reposição de alimentos.

Copeiro hospitalar  

Responsáveis pelo atendimento dos pacientes. Por isso, é necessário conhecimento para que possa servir corretamente a pessoa que está se recuperando, sendo cada caso um diferente.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.