Voltar

Segurança na sala de aula: saiba como se proteger nas escolas

A volta às aulas presencial tem causado posicionamentos diferentes, principalmente dos pais. Acompanhar nossas dicas para manter a segurança na sala de aula.

Retorno das aulas presenciais com segurança.

Depois de quase dois anos longe das salas de aula, o governo de São Paulo juntamente com os órgãos sanitário responsáveis por manter as medidas de segurança com a saúde, decidiram pelo retorno presencial desde de o primeiro dia de aula do ano letivo de crianças, adolescentes e jovens, juntamente a sua instituição de ensino, sendo ela estadual ou federal.

O retorno não ocorre só em São Paulo, pelo menos 17 capitais e o Distrito Federal (DF) adotaram a medida que só foi possível devido aos avanços na vacinação que tem aumentado cada dia mais e permitindo a retomada das atividades em um novo cotidiano, com novas regras e hábitos.

Para manter a segurança na sala de aula é preciso seguir à risca as medidas para evitar uma nova proliferação e possibilitar vencer esse vírus que nos causou tantas perdas e adaptações durante os anos de 2020 e 2021.

Regras para o retorno presencial

Com a vacinação agora alcançando crianças maiores de 5 anos, as regras se estendem a todos que tiverem o comprovante de vacina, que passa a ser obrigatório em alguns estados. Já em outros, a apresentação do comprovante é apenas indicada

Atualmente, a vacinação não é obrigatória, contudo, caso haja recusa em realizar a imunização, serão notificados ao conselho tutelar e à secretária sanitária de saúde.

Além da apresentação do documento descrito acima, existem outras medidas que precisam permanecer, como:

  • Uso de máscaras;
  • Álcool em gel;
  • Higienização constante das mãos com água e sabão;
  • Manter o distanciamento e evitar aglomerações.

A higienização de ambientes também é extremamente importante, ainda mais quando se trata das escolas. A fim de proteger alunos e funcionários da instituição de ensino, é preciso contar com um bom serviço de limpeza para remover as impurezas e evitar qualquer chance de contaminação.

Porque voltar ao presencial?

Após a decisão do retorno presencial, muitos estudiosos e políticos, se opuseram a tal decisão, que é mantida pelo argumento do bem-estar e saúde emocional, física e psicológica dos alunos, que ficaram isolados em suas residências por tanto tempo e muitos acabam desenvolvendo doenças psicossomáticas, que podem ser tratadas e melhoradas em um retorno de convívio social assistido e acompanhado.

Somado a tudo isso, também temos alunos que estão há dois anos sem ter aulas por não terem acesso a internet e eletrônicos, o que os impossibilita de terem acesso às aulas remotas.

Mas não é só isso. Há aqueles que não tem ajuda para estudar em casa, o que dificulta o aprendizado. São os motivos para esse retorno 100% presencial, e para isso acontecer, houve estudos e, graças a vacina, é possível retornar com segurança e consciência.