Voltar

Precisando melhorar o convívio social? Confira nossas dicas

Ser um bom ouvinte, simpático e respeitoso são características indispensáveis. Quem tem um bom convívio social consegue se destacar mais no mercado de trabalho.

Convívio social pode ser primário ou secundário.

O convívio social é algo indispensável na vida de qualquer um, porque só com ele conseguimos nos relacionar com as pessoas e criarmos laços. Apesar deste ser um atributo importante, não são todas as pessoas que conseguem manter essa prática. Existem vários fatores que interferem no desenvolvimento.  

Estresse, timidez, introversão e orgulho são algumas das ações que impedem o convívio social de qualquer pessoa. Entretanto, são atitudes que podem ser revertidas e com isso obter melhoras no relacionamento. Abaixo separamos algumas dicas para ajudar.

O que é convívio social? 

Convívio social nada mais é do que conseguir se relacionar com as outras pessoas. Existem duas classificações: convívio primário e convívio secundário. 

Convívio primário

Interações que construímos com nossos familiares e amigos em que há vínculos afetivos.

Convívio secundário

Está relacionado às relações que desenvolvemos no ambiente de trabalho e que, geralmente, não possuem vínculos afetivos.

Como melhorar?

Para melhorar o convívio social existem algumas atitudes que precisam ser frequentes. Sendo elas:

  • Respeito às pessoas, regras, direitos e diferenças;
  • Gentileza;
  • Saber ouvir;
  • Conversar com os outros;
  • Evitar uso de palavras de baixo calão;
  • Aceitar seus erros;
  • Ser cooperativo.

Hábitos de um bom relacionamento

Pessoas que conseguem manter um bom convívio geralmente tem algumas particularidades. Sendo elas:

Cativantes e boas ouvintes  

O egoísmo não é uma característica de alguém com um bom convívio social. Pelo contrário, quem consegue conviver bem em sociedade está sempre disposto a ouvir as demais pessoas e ajudá-las.

Tenha boas histórias

Todo mundo tem uma história, afinal é dessa forma que construímos a nossa vida. Umas podem ser mais engraçadas e melhores do que outras, porém, sabendo narrar de maneira intrigante, é possível contagiar quem está ao redor. As pessoas, em geral, gostam de escutar as experiências dos demais.

Simpatia  

Ser simpático é uma qualidade que chama a atenção de todo mundo. E não é preciso muito para desenvolver essa característica, basta tornar gestos comuns no cotidiano, como: desejar bom dia às pessoas, responder ao que foi perguntado e prestar atenção em quem está falando com você.

A importância de viver em sociedade

Diariamente estamos em contato com pessoas, seja em casa, na rua ou no trabalho, que, por se falar neles, nos obrigam a lidar diretamente com alguém. E, para termos um boa desenvoltura no que realizamos, é necessário conseguir manter o convívio com os demais. Dessa forma, além de sermos capazes de construir relações, também conseguimos melhorar outros quesitos da nossa vida.

No blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.