Voltar

O que faz um controlador de acesso? Veja suas principais atribuições

A profissão de controlador de acesso vem crescendo a cada dia e tem sido muito procurada para preservar a segurança dos condomínios.

Entenda o que faz um controlador de acesso.

Atualmente muito se ouve falar sobre a profissão de controlador de acesso. Mas, afinal, o que esse profissional faz?

Sabemos que um dos principais focos da segurança de condomínios, sejam eles residenciais ou empresariais, é a sua porta de entrada, mantendo sempre a supervisão de todos aqueles que entram e saem do edifício. Esse trabalho é feito por um controlador de acesso.

Pelo fato do serviço do controlador de acesso ser parecido com o de porteiro, é normal que haja confusão na hora de diferenciar um do outro. Por isso, é necessário atenção às funções de cada um para saber diferenciá-los.

Entenda o que faz um colaborar de acesso

O controlador de acesso é o profissional que realiza a gestão de toda a movimentação de seus visitantes e averiguando a entrada e saída de cada um, prezando pelo cumprimento de todo o protocolo de segurança do local, preservando e cuidando do bem-estar dos condôminos.

Já o porteiro, faz um trabalho integrado à zeladoria do edifício. Ou seja, ele cuida de algumas tarefas administrativas, como a de entrega de cartas e ocorrências.

A diferença entre o controlador de acesso e o porteiro nós já entendemos, agora acompanhe algumas das funções contempladas a essa profissão que vem crescendo a cada dia mais:

  • Liberação de entrada através de permissão prévia ou instantânea dos ocupantes ou residentes;
  • Identificação dos veículos que transitam nas dependências do condomínio;
  • Uso de ferramentas como biometria para facilitar o acesso dos condôminos;
  • Identificação de ocorrências através do uso de uma biometria específica para acionar a segurança;
  • Preservação das regras de segurança do condomínio.

Como contratar um controlador de acesso?

Existem várias formas de contratar um controlador de acesso. A mais comum de ser adotada pelas empresa e condomínios é por meio de uma empresa especializada em segurança e facilities, já que esse é um dos vários serviços que estão inclusos nessas duas áreas.

Quem conta com esse profissional, garante uma maior segurança. Ao contar com uma empresa de segurança, é possível ter um trabalho melhor e mais efetivo, uma vez que eles vão ser treinados e, constantemente, vão passar por cursos de aperfeiçoamento.

Controlador de acesso é um dos serviços que o Grupo Albatroz oferece para os clientes como forma de proporcionar uma maior segurança.