Voltar

Controlador de acesso é um dos responsáveis pela segurança

Responsável pelo entra e sai de pessoas e veículos, o controlador de acesso garante a segurança dos espaços. Para atuar nessa profissão, é necessário ter o primeiro grau completo, ser educado e cordial.

Controlador de acesso e porteiro têm funções diferentes.

Ao ir a um condomínio, seja ele residencial ou não, é comum ter que passar pela portaria e aguardar a liberação para adentrar o espaço. Esse processo é realizado por duas pessoas: controlador de acesso e porteiro. Apesar de serem profissões que frequentemente são confundidas, existe diferença entre elas.

A maior diferença entre o controlado de acesso e o porteiro está exatamente na função. Enquanto as pessoas que trabalham na portaria precisam conhecer as normas de segurança, fazer a ronda para verificar o fechamento de portas e equipamentos de segurança, o controlador de acesso é aquele profissional que possibilitará a sua entrada, ou seja, irá abrir a porta, portão ou outro local que possibilite a liberação da pessoa. 

Quais as funções de um controlador de acesso?  

Como já dito no próprio nome, o controlador de acesso é o responsável por controlar as pessoas que entram em condomínios, eventos ou empresas. Ele é o profissional que lida diretamente com a segurança dos espaços porque será o responsável por liberar cada uma das pessoas.

Pelo fato de oferecer maior segurança, esse é um serviço que tem tido uma alta na procura, porque cada vez mais as pessoas buscam por conforto, proteção e tranquilidade.  

Você sabe quais são as funções de um controlador de acesso? Abaixo fizemos uma lista que compõe suas principais obrigações.  

  • Liberar a entrada e saída de pessoas e veículos; 
  • Controlar a movimentação nas áreas em que é responsável;
  • Impossibilitar a formação de aglomeração em locais determinados;
  • Garantir a segurança do ambiente.

Como ser um controlador de acesso?

Para atuar como controlador de acesso, é necessário ter o primeiro grau completo. Muitas vezes, não há necessidade de ter experiência na área. Porém, como é uma profissão que lida diretamente com o público, é preciso que ele tenha algumas características predominantes como cordialidade e educação, além de passar segurança.

Por que contratar esse serviço?

Com a grande quantidade de pessoas que circulam pelos espaços, pode acabar ficando complicado realizar a gestão de acesso. Ao ter um profissional designado para essa função, o trabalho se torna muito mais assertivo e aumenta a segurança dos espaços.

O serviço de controlador de acesso é um dos que a Arcolimp oferece para os seus clientes. Para saber mais, basta acessar a página da empresa e conferir.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.