Voltar

Conheça os benefícios do uso de drones na segurança

As novas tecnologias trazem muitos ganhos à área de segurança. Os drones são um exemplo, eles fazem imagens aéreas em tempo real, auxiliando as equipes que executam o trabalho in loco.

As novas tecnologias trazem muitos ganhos à área de segurança. Os drones são um exemplo. Os aparelhos fazem imagens aéreas e em tempo real, auxiliando as equipes que executam o trabalho in loco. As orientações para os vigilantes, a partir das informações que são obtidas pelas imagens, são mais precisas, seguras e efetivas. É um grande avanço em relação às câmeras de segurança. Preparamos este conteúdo para nossos leitores entenderem os benefícios do uso dos drones na segurança.

Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é um drone? O equipamento é originário dos Estados Unidos e trata-se de um objeto voador não tripulado, seja ele para uso profissional, militar, recreativo ou comercial. Agora que sabemos o que eles são, podemos dividir os drones mais utilizados para segurança em dois tipos: os que têm zoom e os que possuem câmera térmica.

Ao fazer uso do drone com zoom, a equipe que atua na segurança privada de um condomínio, por exemplo, aumenta seu alcance de monitoramento aéreo e com um equipamento deste tipo consegue ampliar em até 30 vezes o zoom da área que está sendo vigiada. Já os drones com câmera térmica, conseguem identificar a presença de pessoas à noite. Sendo eficaz para ocorrências noturnas, pois revelam detalhes que são invisíveis a olho nu, por meio da diferença da temperatura.

No Brasil, o uso de drones é regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O objetivo da entidade é preservar a segurança das pessoas e dos bens de terceiros. Entre as regras que são impostas para essas aeronaves não tripuladas estão a proibição de que voem a menos de 30 metros horizontais de pessoas não envolvidas ou não anuentes com a operação. Além disso, o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94, indica requisitos mínimos para operações de drones. São eles: a responsabilidade e identidade do piloto remoto, requisitos para piloto remoto e observador, documentos necessários para a operação e regras de voo.

Nesse sentido, podemos observar que há enormes ganhos com o uso de drones tanto na segurança, como na vigilância patrimonial. Dentre eles, podemos destacar o Custo x Benefício, o monitoramento remoto, a eficiência operacional, o ganho nas operações com baixa luminosidade, a resposta rápida e a possibilidade de adaptação do drone.

Como podemos perceber, os drones são aliados para um trabalho de excelência e de qualidade. As patrulhas são mais ágeis e os deslocamentos são desnecessários, já que consegue se ter mobilidade dentro do território monitorado com o próprio equipamento. Além disso, as análises são mais fidedignas e permitem ações efetivas. Por fim, podemos perceber que evitam o confronto das equipes com criminosos, preservando vidas.