Voltar

Você sabe quais são os direitos dos vigilantes? Confira seis deles

Aposentadoria especial, intervalo e seguro de vida são alguns dos direitos que os vigilantes têm.

Direitos dos vigilantes assegura os profissionais que atuam nessa área.

Cada profissão tem a sua particularidade. Com os vigilantes não é diferente. Por isso, existem algumas regras que se aplicam a esse serviço que as pessoas que assumem esse cargo precisam saber. Você sabe quais são os direitos dos vigilantes?

Todo trabalhador é assegurado pelos direitos trabalhistas, e dentro de cada categoria existem outras regras que toda empresa precisa seguir. Os direitos dos vigilantes estão associados com o tempo semanal de trabalho que eles exercem. Para saber quais são eles, continue acompanhando esse artigo.

Seis direitos dos vigilantes

Aposentadoria especial  

Profissões que se expõem a situações insalubres e de periculosidade elevada no desempenho das funções geralmente possuem uma aposentadoria especial. Sendo a profissão de vigilante uma dessas, um dos direitos dos vigilantes é esse. Porém, para conseguir ter acesso a esse benefício, é necessário ter 25 anos de atividade perigosa comprovada.

Adicional noturno

Vigilante é um profissional que pode atuar em qualquer horário do dia. Trabalhar à noite é algo comum. Mas quando esse é o horário a se prestar serviço, é preciso que ele receba um adicional noturno que seria uma compensação financeira para quem trabalha naquele período. O mínimo dessa compensação é de 20% em cima da hora diurna.

Seguro de vida

Por ser uma profissão que lida diretamente com o perigo, os vigilantes precisam de um seguro de vida que será pago pelo empregador. Esse seguro assegura que os profissionais dessa área, caso venham a falecer ou ficar incapacitados para o resto da vida, receberão uma indenização.

Descontos proibidos

Existem algumas necessidades nos trabalhos que não podem ser descontadas do salário do colaborador. Quando se diz respeito ao vigilante, esses itens são:

  • Uniforme - calça, camiseta e colete;
  • Instrumentos de trabalho - cassetete, bastão, coldres e cinturão;
  • Arma.

É possível que o colaborador faça a compra do equipamento com o seu dinheiro, porém, é necessário pedir o reembolso depois para a empresa.

Intervalo

A escala de trabalho dos vigilantes é de 12x36. Devido à grande quantidade de horas trabalhadas por dia, é necessário realizar uma pausa para alimentação e descanso. Caso o intervalo não seja realizado, o empregador deve realizar o pagamento daquela hora trabalhada com acréscimo de 50%.

No blog da Albatroz apresentamos alguns tópicos que são indispensáveis. Acesse o link e confira.