Voltar

Cinco exercícios físicos para fazer durante o trabalho

Ficar muito tempo na mesma posição prejudica a circulação sanguínea.

Praticar atividades físicas melhora o desempenho diário.

A rotina no escritório, seja ele em casa ou na empresa, tende a ser puxada e corrida em alguns dias, sendo algumas vezes impossível termos tempo para fazer outras coisas após o expediente devido ao cansaço ou à vida corrida. Por isso, muitas pessoas deixam de lado a prática de exercícios físicos, alegando não terem tempo para a prática. No entanto, abrir mão desse cuidado com o corpo é deixar de lado a chance de ter melhoras no desempenho do trabalho e não cuidar totalmente da saúde.

É impossível falar de exercícios físicos e não lembrar de academias ou atividades ao ar livre, o que requerem dedicação de tempo para a prática. Porém, esses não são os únicos modos de se exercitar, pelo contrário, existem diversas maneiras para implementar a prática no dia dia.

Você sabia que é possível fazer exercícios físicos durante o trabalho? Separamos alguns treinos leves para você realizar enquanto executa suas atividades.

Alongamentos

Alongar-se é garantir mais flexibilidade a longo prazo, melhorar a circulação sanguínea, postura, evitar certos desconfortos, como a tendinite, além de ser um ótimo mecanismo para relaxar. Por isso, torne frequente esse ato na sua rotina.

Existem muitos tipos de alongamento, sendo um deles o de pulso, que nada mais é do que esticar um braço para frente com a palma da mão para baixo, e puxá-la com a ajuda da outra  por alguns segundos. O movimento deve ser realizado em ambos os braços.

Movimentação de pescoço

Outro alongamento possível de ser realizado é o de pescoço, que pode ser feito de três maneiras:

  • Inclinando lentamente o pescoço para os lados, em direção ao ombro, colocando a mão do lado inclinado sobre a orelha para alongar a musculatura;
  • Com o pescoço para baixo, leve as duas mão à nuca para continuar a prática;
  • Olhando para cima e inclinando a cabeça para trás, apoie os dedos no queixo para melhorar o alongamento.

Realize um alongamento por vez, mantendo cada uma delas por cerca de 15 segundo.

Extensão de perna

Ficar muito tempo na mesma posição interfere na circulação e pode te causar problemas futuros. Por isso, fazer a extensão de perna é uma forma de melhorar sua desenvoltura. Basta erguer ambas as pernas, cruzá-las e mantê-las fora do chão por alguns segundos.

Panturrilha

Consideradas nosso segundo coração, as panturrilhas merecem nossa atenção diária. O motivo é pelo fato de que, movimentando-as, melhoramos o retorno do sangue ao coração.

Para melhorar a musculatura dessa parte do corpo não há necessidade de levantar da cadeira, basta sentar-se mais para frente, em uma posição de 90º mantendo a coluna ereta e repetir o movimento de retirar o calcanhar do chão e deixar só as pontas, algumas vezes.

Opte pelas escadas

Trocar os elevadores pelas escadas é uma das formas mais antigas quando se trata de exercício no ambiente de trabalho. Deixar de lado o meio de transporte mais seguro do mundo de lado é outra forma de praticar exercícios físicos no local de trabalho e, em alguns casos, até chegar mais rápido ao seu escritório, uma vez que o número de pessoas que procuram por essa locomoção é alta, o que gera inúmeras paradas entre andares.