Voltar

Aprenda a cuidar da saúde com dicas básicas

Dormir e se alimentar bem são hábitos que precisam ser cotidianos

Ingestão de alimentos mais leves proporcionam mais energia e podem prolongar a longevidade.

Sem sombra de dúvidas, de todas as coisas que precisamos cuidar, a nossa saúde vem em primeiro lugar, afinal, se ela não estiver em perfeita condição, significa que não estamos bem. Os problemas desencadeados por nosso mau cuidado podem ser leves e solucionados com facilidade, mas também podem ser mais agressivos e difíceis de curar. E você, sabe como anda a sua saúde?

Tendo como objetivo a conscientização a respeito das ações realizadas no cotidiano e da dimensão que o assunto tem no cenário internacional, desde 1950, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde para incentivar o cultivo de hábitos para melhorar a qualidade de vida.  

Existem medidas que podem ser adotadas no dia a dia para melhorar a saúde. Entre elas estão:  

  • Beber água: presente em 70% do corpo humano, a água proporciona muitas vantagens porque, além de manter o corpo hidratado, age como barreira protetora da pele e elimina toxinas do corpo. Por isso, independente de onde estiver, seja em casa, rua ou trabalho, é necessário consumir muita água.  
  • Tenha uma boa alimentação: comer está entre as coisas que as pessoas mais gostam de fazer, mas é necessário optar por uma boa alimentação. Isso não impede você de comer aquelas besteiras que todo mundo gosta, mas evite fazer o consumo constante de doces e álcool, que roubam a sua energia. Escolher alimentos ricos em nutrientes e mais leves, além de te proporcionar uma vida mais prolongada, também fornecerá mais energia para o dia a dia.
  • Praticar esportes: sedentarismo é uma doença que não para de crescer no mundo. Só no ano de 2019, ela atingiu 70% da população mundial, de acordo com a OMS. Esse estado é responsável por desencadear vários problemas, sendo um deles, o câncer. Optar pela prática constante de exercícios físicos, é uma forma de preservar sua saúde, auxiliando na circulação sanguínea, fortalecimento corporal, postura, saúde mental e o humor.
  • Dormir bem: parece que não, mas dormir é um dos principais fatores para obter uma boa qualidade de vida. Ao deitar para descansar, o metabolismo começa a trabalhar mecanismos que precisam estar em constante atuação, evitando o envelhecimento precoce e a baixa imunidade, além de outros fatores.

Prevenção do câncer  

Um dia após a comemoração do Dia Mundial da Saúde, uma outra data importante marca o mês de abril. O dia 08 foi escolhido para dar visibilidade ao combate ao câncer. Essa doença, que está entre as que mais matam as pessoas por ano, não tem um diagnóstico preciso a respeito de sua prevenção, mas hábitos saudáveis diminuem as chances de desenvolvê-lo. 

Evitar fumar, beber bebidas alcoólicas com frequência, ter uma alimentação ruim, ficar muito tempo exposto ao sol sem proteção e em horário de pico dos raios UV são algumas das medidas que precisam ser abolidas lista de hábitos de quem quer se precaver dessa doença que, muitas vezes, é incurável.