Voltar

Caixa d'água: como fazer a limpeza correta?

Limpeza do recipiente precisa ser feita pelo menos duas vezes por ano.

Não limpar a caixa d’água é deixar de tomar os cuidados necessários com a saúde.

Quantas vezes você já limpou a caixa d’água da sua casa? Sabia que, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), é necessário limpá-la, pelo menos, duas vezes por ano? Pode parecer que não, mas um dos locais que mais precisa de cuidados são as caixas d’água. Mas sabe qual o motivo que faz com que essa ação seja necessária?

Sabemos que antes de chegar até nossa residência, a água passa por uma série de tratamentos, e para mantê-la com boa qualidade, é preciso cuidar do recipiente que a armazena, caso contrário, as chances de contrair doenças como cólera, leptospirose, febre tifoide (entre outras, aumentam devido ao acúmulo de resíduos no piso e nas paredes da caixa d’água e tubulações hidráulicas, o que facilita a proliferação de vírus e bactérias.

Mas você sabe como limpar esse local? Apesar de não ser uma tarefa complicada, a limpeza deste ambiente precisa ser feita com cautela e cuidados especiais. Em primeiro lugar, caso o recipiente em questão passe de mil litros, a Secretaria de Saúde recomenda que a limpeza não seja feita por conta própria, e sim por uma empresa especializada e certificada pela vigilância sanitária.

Se a sua caixa d’água não tem um volume tão grande e você optar por realizar a limpeza por conta própria, programe-se, porque a atividade pode levar algumas horas. Não se esqueça de fechar o registro para que não haja desperdício de água, armazene o líquido em baldes e utilize-os para ajudar na lavagem.

Ao realizar a higienização da caixa d’água, esteja atento para:

1 - Deixar um palmo de água no fundo da caixa e tampar a saída - dessa forma você limpa o recipiente utilizando o líquido remanescente e evita que a sujeira desça pelo ralo.

2 - Utilizar um pano úmido para realizar a limpeza. O único caso em que não é recomendável o uso desse material, é quando a caixa é de fibrocimento. Nesse caso, é indicado a utilização de uma escova de fibra vegetal. Nunca utilize: escova de aço, vassoura, sabão, detergente ou outros produtos químicos.

3 - Quando finalizar a limpeza, não abra o ralo para escoar a sujeira. Retire a água e os resquícios com uma pá, balde ou pano. Seque o fundo com material limpo, porém evitando as paredes

4 - Após a retirada da sujeira e água suja, com a caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixar agir por duas horas. Depois, com um pano úmido, passe a solução nas paredes quantas vezes forem necessárias e espere secar.

5 - Ao atingir o tempo estimado, é hora de abrir a saída da caixa e esvaziá-la. Dentro de casa, abra todos os locais que tenha tubulação para higienizá-la

6 - Com todas as partes limpas, é hora de fechar a caixa d’água e deixá-la encher. Anote o dia em que foi realizada a limpeza para que saiba quando limpá-la novamente.