Voltar

Armas não letais podem ser letais? Tudo depende da forma de utilização

Apesar de causarem menos danos, o uso errado de armas não letais pode ser irreversível. Saiba quem pode usar esses equipamentos.

Armas não letais podem ser fatais se não forem usadas corretamente.

Armas não letais podem ser letais? Essa provavelmente é uma das questões que deve passar pela cabeça de todas as pessoas quando escutam esse termo. A resposta para essa questão é: depende. Isso porque apesar de serem instrumentos de trabalho executados para não causarem danos se for usado de forma errada ou por quem não tem a preparação correta, a função principal deste utensílio pode ser diferente da que ela promete, inclusive alguns casos envolvendo armas não letais já foram divulgados pelos grandes veículos de comunicação. 

De acordo com a organização Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR), “armas não letais são meios de coerção e podem causar danos físicos irreparáveis”. Esses transtornos podem estar associados a diversos fatores além da falta de conhecimento no equipamento, também pode ter relação com a ausência de boas práticas ou falta de instruções dos fabricantes sobre a utilização do material. 

Um estudo realizado para o British Medical Journal, em 2017, que reunia evidências de casos ocorridos na Irlanda do Norte, Turquia, Índia, Estados Unidos e outros países, e analisava o impacto de “projéteis de impacto cinético”, mostrou que 3% dos feridos por balas de borracha morreram como resultado dos seus ferimentos e 15,5% sofreram danos permanentes. 

O que são armas não letais? 

De acordo com a Lei nº 13.060 de 2014, agentes de segurança pública devem dar prioridade ao uso de armas não letais em suas atividades, visto que são menos agressivas e têm como função principal a imobilização de infratores durante situações que necessitam a utilização de força. 

Os profissionais devem usar armamentos mais pesados somente quando realmente houver necessidade. Segundo a lei, o ideal é a utilização destes equipamentos apenas por agentes dos órgãos de segurança pública, pois é necessário conhecimento e utilização correta do equipamento, caso contrário, o material que visa auxiliar na diminuição de incidentes causados por revólveres, pode acabar sendo igualmente prejudicial. Para fazer o uso desses equipamentos é preciso ter uma capacitação específica para poder manusear.   

Quais armas não letais existem?  

São vários os tipos de armas não letais que existem, entretanto cada uma delas se direciona para uma situação específica, e seu uso vai depender do tipo de serviço que o cliente desejar. Contudo, as mais comuns são:   

  • Bala de borracha - comumente empregada em tumultos violentos; 
  • Spray de pimenta - Indicado para defesa pessoal e dispersão de tumultos;
  • Taser e Bastão de choque - utilizado para imobilizar o indivíduo.  

Apesar de serem de menor letalidade, essas armas não letais podem ferir seriamente caso não sejam utilizadas de forma correta ou de maneira agressiva. Por isso, só faça o uso deste equipamento ou confie em pessoas que tenham autorização para poderem manuseá-los.