Grupo Albatroz

Limpeza predial e industrial: o que é, diferença e como fazer?

Limpeza predial e industrial são coisas diferentes e precisam de uma atenção correta para que o serviço seja realizado da melhor forma. Entenda.
Para ter uma boa limpeza dos espaços é preciso contar com os profissionais, equipamento e produtos corretos.
Quando se fala em limpeza predial e industrial, é normal encontrar pessoas que pensem que é a mesma coisa, pois acham que o serviço de limpeza é o mesmo para todos os espaços, mas, esse é um dos maiores erros que as pessoas podem cometer. Cada área e local precisa de uma atenção especial e, muitas vezes, o que se faz em um espaço, não pode ser repetido no outro, por uma série de razões, sendo algumas delas: o tipo de produto a ser utilizado, a forma que precisa ser feita, a periodicidade e etc. Por isso, é necessário ter atenção ao elaborar um planejamento para fazer uma limpeza predial e a industrial. Para te ajudar a saber a principal diferença entre elas e como fazer uma e outra, continue neste artigo porque abaixo listamos tudo o que você precisa saber referente a esses dois trabalhos.

Diferença entre limpeza predial e industrial

Prédio e indústria são coisas diferentes, certo? É nesse pensamento que precisa se apegar porque esse é um dos pontos cruciais a se levar em consideração quando for em busca de uma limpeza predial e industrial. Para dar uma introdução ao tema, quando se fala do primeiro serviço, geralmente eles são mais ‘suaves’, em relação às indústrias que precisa se uma abordagem mais intensa pelo simples fato de ser onde são produzidas comidas, calçados, carros, ou seja, processos que geram bastante sujidades e que precisam de cuidados específicos para que fique em perfeito estado de utilização. + Diferença de limpeza externa e interna e como realizar cada uma

O que é limpeza predial?

A limpeza predial é extremamente importante para o funcionamento de um edifício, porque ela é responsável por deixar o lugar apresentável e em bom estado de conservação, livre de qualquer problema. O constante trânsito de pessoas nos prédios, sejam eles comerciais ou residenciais, faz com que seja necessário sempre estar em atenção para remover as sujeiras que vão se acumulando. Quando se fala em limpeza predial, esse trabalho está associado a higienização, arrumação e conservação do local, sempre em prol do bem-estar. Os responsáveis por esses serviços costumam ser os síndicos e administradores que, por vezes, optam pela contratação de uma empresa terceirizada e especializada no assunto para realizar a limpeza dos espaços. Apostar no serviço de limpeza predial traz uma série de benefícios para quem investe, pelo simples fato que evita uma série de problemas. Mas, não é só isso, também existem outros pontos que precisam ser abordados, como:
  • Valorização do edifício;
  • Aumenta a reputação do prédio;
  • Preserva a saúde e bem-estar;
  • Reduz gastos com reformas.

Como fazer limpeza predial?

Antes de saber como realizar a limpeza predial, é preciso fazer um cronograma, porque existem três tipos: limpeza geral, manutenção e conservação. + Manutenção predial: saiba quais são os serviços e tipos de atividades Geral: processo de higienização completo, ou seja, envolve aquelas atividades diárias ou semanais – isso pode variar de acordo com o prédio. Normalmente, seus serviços são: lavagem de áreas externas, limpeza de elevadores, higienização, faxina dos espaços do prédio. Manutenção: são as limpezas de rotina, ou seja, é mais leve em relação às outras. Esse tipo de serviço consiste em deixar os prédios organizados e higienizados. Conservação: esse tipo de limpeza tem como foco a preservação das áreas do prédio, ou seja, evitar o acúmulo de poeira, lixos e bagunça. Ela consiste na remoção de pó, recolhimento de lixos e organização dos ambientes. A partir da definição desse cronograma, é possível fazer a limpeza de acordo com a necessidade. Sendo que elas devem ser separadas por: diariamente, semanal, quinzenal ou mensal. Tudo vai depender do fluxo de utilização dos espaços e da necessidade de atenção.

O que é limpeza industrial?

A limpeza industrial é tão importante que ela pode ser a responsável pela continuação dos trabalhos da indústria ou a paralisação dos mesmos. Um exemplo bom que pode ser usado para explicar sua importância é: sabe quando o computador começa a funcionar mais lentamente e quando você leva o equipamento em um assistência descobre que o problema dele está associado a acúmulo de poeira? Nas indústrias acontece a mesma coisa. Se uma poeirinha pode atrapalhar a produção, imagine o que a falta de limpeza constante pode gerar. A limpeza industrial nada mais é do que um serviço que realiza a higienização de todos os equipamentos e superfícies utilizadas, evitando o acúmulo de sujeiras, microrganismos e bactérias. Esse serviço precisa ser presente em grandes e pequenas fábricas.

Como fazer uma limpeza industrial?

Antes de saber como fazer uma limpeza industrial, é necessário analisar os benefícios que esse serviço oferece para você e para o seu negócio, porque são vários. Sendo algum deles:
  • Preservação da saúde dos funcionários;
  • Bem-estar;
  • Prolonga a vida útil dos equipamentos;
  • Garante a qualidade dos produtos e serviços
  • Aumenta a produtividade.
Uma coisa que é similar em todos os tipos de limpeza é o cronograma de limpeza. Ao realizar esse serviço nas indústrias, a primeira coisa que precisa ser analisada, é a avaliação das necessidades, ou seja, identificar quais são os equipamentos, produtos de limpeza necessários para usar naquele espaço e, dessa forma, conseguir selecionar os colaboradores mais especializados para operá-los e fazer a tarefa. Feito isso, será feito o cronograma, para que possam ser seguidos. Algumas tarefas vão precisar ser feitas diariamente, como retirada de lixos, varrer e higienizar as plataformas, mas outros, principalmente associados às máquinas, têm que ter uma periodicidade mais espaçosa. + Acompanhe o Grupo Albatroz nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin Na limpeza industrial, tem alguns erros que são comuns e é necessário evitar para não prejudicar a operação, ainda mais se tratando de um serviço delicado e que merece atenção redobrada. Esses erros são:
  • Uso de produtos e equipamentos inadequados;
  • Limpeza incorreta dos itens e espaços;
  • Fazer misturas erradas.

Garanta o melhor serviço!

Limpeza não é coisa fácil, pelo contrário, é preciso experiência para conseguir fazer da maneira correta. Uma boa aposta neste momento, é dar preferência para as empresas especializadas no assunto porque, além delas saberem como realizar cada função e conseguirem fazer uma boa análise do que precisa ser feito, também possuem os equipamentos e produtos corretos, ou seja, evita que você precise gastar com esses itens. Uma empresa de facilities, já vem com todos os materiais necessários para a execução das tarefas. O Grupo Albatroz é uma dessas empresas que pode te ajudar. Veja nossas soluções!  
Rolar para cima