Aumento de contratações de serviços de vigilância fez com que os vigilantes ficassem entre as profissões mais procuradas. Entende como esses profissionais atuam.
Seja você um profissional da área ou até mesmo alguém que queira iniciar suas atividades no ramo, é importante saber o que realmente faz um vigilante e quais suas características principais, pois dessa forma fica mais fácil definir em qual área da vigilância patrimonial você mais se encaixa.
De acordo com os dados do Departamento da Polícia Federal, existem mais de sei mil empresas na área, e nelas é possível encontrar os serviços de segurança patrimonial, segurança pessoal, transportes de valores, escolta armada além de empresas orgânicas, todas podendo contar com os profissionais mais adequados de acordo com o seu ramo de atuação. Saber qual a melhor opção para o seu perfil pode te colocar em destaque.
O que faz um vigilante?
Um vigilante pode ter várias funções, contudo, sua atuação vai depender dos serviços solicitados pela empresa que os contrata. Entretanto, independente da divisão a qual for colocado, um vigilante é o profissional responsável pela segurança de pessoas, bens, perímetros, eventos e propriedades. O Vigilante precisa agir de forma preventiva, estando sempre em alerta para qualquer ação suspeita ou criminosa, por isso todo profissional precisa realizar um curso de formação, estando em dia com as noções de:- Segurança privada;
- Legislação;
- Primeiros socorros;
- Defesa pessoal;
- Armas e tiro;
- Segurança eletrônica;
- Gestão de riscos.