Grupo Albatroz

Vigilantes: saiba o que esse profissional faz e quais atividades ele pode exercer ?

Aumento de contratações de serviços de vigilância fez com que os vigilantes ficassem entre as profissões mais procuradas. Entende como esses profissionais atuam.
Seja você um profissional da área ou até mesmo alguém que queira iniciar suas atividades no ramo, é importante saber o que realmente faz um vigilante e quais suas características principais, pois dessa forma fica mais fácil definir em qual área da vigilância patrimonial você mais se encaixa.
De acordo com os dados do Departamento da Polícia Federal, existem mais de sei mil empresas na área, e nelas é possível encontrar os serviços de segurança patrimonial, segurança pessoal, transportes de valores, escolta armada além de empresas orgânicas, todas podendo contar com os profissionais mais adequados de acordo com o seu ramo de atuação. Saber qual a melhor opção para o seu perfil pode te colocar em destaque.
 

O que faz um vigilante?

Um vigilante pode ter várias funções, contudo, sua atuação vai depender dos serviços solicitados pela empresa que os contrata. Entretanto, independente da divisão a qual for colocado, um vigilante é o profissional responsável pela segurança de pessoas, bens, perímetros, eventos e propriedades. O Vigilante precisa agir de forma preventiva, estando sempre em alerta para qualquer ação suspeita ou criminosa, por isso todo profissional precisa realizar um curso de formação, estando em dia com as noções de:
  • Segurança privada;
  • Legislação;
  • Primeiros socorros;
  • Defesa pessoal;
  • Armas e tiro;
  • Segurança eletrônica;
  • Gestão de riscos.
Por isso é fundamental ficar atento à renovação em caso de já ser um profissional da área ou estar em de uma formação. Lembrando que essa é a única forma de conseguir trabalhar legalmente na área.

Quais as atividades que um Vigilante exerce?

As áreas de atuação de um vigilante são amplas, eles podem garantir desde a segurança de pessoas até de um transporte de valor. Mas, cada uma das áreas tem suas especificidades. Entendê-las, é o melhor caminho para escolher a mais adequada para você. Vigilância patrimonial: Responsável por garantir a segurança do ambiente, o profissional pode atuar com controle de fluxo de entrada e saída, rondas pelas áreas do cliente, monitoramento de imagens através de câmeras de segurança, previne invasões examinando cadeados, janelas, portas, muros e demais acessos de intrusão que possam ser utilizados por marginais.

Vigilância Pessoal

Responsável pela integridade física do cliente, o VSPP pode conduzir veículos para escolta, realizar vistorias nos locais de permanência do cliente e fazer rondas no perímetro visando uma maior segurança.  

Vigilância para escolta armada:

Responsável pelo transporte de bens ou cargas, o vigilante de escolta executa a proteção contra roubos de cargas e outros riscos. O Profissional só pode atuar nessa atividade se tiver uma extensão em escolta armada em seu currículo, curso esse que pode ser encontrado nas escolas autorizadas pela Polícia Federal  

Vigilante Condutor:

Responsável pela ronda motorizada nos perímetros do cliente, o vigilante condutor tem como missão garantir a conservação dos locais e consequentemente pessoas. O profissional precisa ter a habilitação (CNH) atualizada.
Rolar para cima