Grupo Albatroz

Vigilante noturno e diurno: saiba qual a diferença entre os dois

Apesar de serem mínimas as diferenças, o vigilante noturno e diurno não são iguais por causa das exigências de uma e outra. Saiba quais são.
A área da segurança precisa de atenção em todas as horas do dia. É por isso que existem profissionais que atuam no período da manhã e aqueles que atuam a noite. Apesar deles exercerem as mesmas funções, existem determinadas particularidades entre aqueles que atuam de dia e os que atuam a noite, até porque depois que entardece é o momento em que os riscos são maiores e há maior necessidade de cuidados. As diferenças são poucas, mas mesmo assim há necessidade de se atentar a elas porque muda na forma de atuação e até mesmo na questão contratual, já que, por lei, há a necessidade de ter o adicional noturno para os vigilantes , diferente do diurno em que o trabalho é executado geralmente em horário comercial.

Diferença do vigilante noturno

Apesar de não haver mais hora para ações dos criminosos nos dias de hoje, já que os casos de assaltos e roubos se intensificaram no país, geralmente, entre as 18 horas e meia noite são os horários mais aguardados pelos marginais para realizar os crimes. É por isso que essas são as horas que precisam de maior atenção. E é aí que os vigilantes noturnos agem. Devido a baixa circulação de pessoas, é no período da noite que os marginais mais atuam. Por isso, os vigilantes precisam estar totalmente em alerta. Apesar do horário de trabalho ser diferente do habitual, os benefícios que um vigilante noturno recebe são os mesmos, o que muda é somente o adicional noturno. A escala de trabalho também não sofre tanta alteração, o que altera é o hora de trabalho. No quesito vigilante, começa a valer o adicional noturno para aqueles que trabalham a partir das 22 horas e vão até as 5 horas da manhã. Porém, pode haver outra combinação em casos do vigilante começar o expediente no diurno e finalizar no noturno, aí é feito o pagamento proporcional.

Como me tornar um vigilante noturno?

O processo para se tornar um vigilante noturno não é diferente do vigilante normal. Para poder atuar nessa área você precisa realizar o curso de vigilante e tirar a Carteira Nacional do Vigilante (CNV). Além disso, precisa cumprir com outro requisitos obrigatórios para poder conseguir ser aprovado, já que não é qualquer pessoa que tem está nas normas exigidas. Para seguir essa profissão, existem algumas recomendações que precisam ser seguidas, sendo algumas delas:
  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;
  • Ter instrução correspondente à quarta série do primeiro grau;
  • Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante;
  • Ter sido aprovado, em curso de formação de vigilante, realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos desta lei;
  • Ter sido aprovado em exame de saúde física, mental e psicotécnico;
  • Não ter antecedentes criminais registrados;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais e militares.
Rolar para cima