Reconhecimento facial ajuda a melhorar a segurança das empresas e proteger as pessoas.
Um sistema que tem se tornado cada vez mais comum quando se trata de recursos para aumentar e melhorar a segurança é o reconhecimento facial. Seja em casas, empresas ou até mesmo no celular, essa possibilidade faz com que as pessoas se sintam mais protegidas, já que a principal forma de desbloqueio é pela leitura geométrica do rosto, principalmente pelo fato de que cada pessoa tem o seu traço, não sendo possível burlar o sistema.
O reconhecimento facial tem apresentado uma série de benefícios e vantagens, tanto para as empresas como para os usuários. Isso porque além de trazer mais segurança, também é mais eficaz e ágil. A expansão deste negócio tem sido tão grande que em 2021 era prevista uma movimentação de cerca de US$ 30 bilhões. Naquela ocasião, 62% das organizações pensavam em adotar essa autenticação.
Um exemplo recente da implantação de reconhecimento facial foi para facilitar o mecanismo de embarque em aeronaves na ponte Rio-São Paulo, que acontece entre os aeroportos Santos Dumont e Congonhas, o que melhora a acessibilidade e dá mais agilidade na hora de embarcar. Se está pensando em adotar essa tecnologia no seu dia a dia, continue neste artigo que vamos falar sobre todos os benefícios desse recurso.
O que é o reconhecimento facial?
Apesar de imaginarmos o que é o reconhecimento facial apenas pelo nome, é preciso ter um conhecimento completo sobre o que se trata esse recurso. Para iniciar o processo de apresentação, ele nada mais é do que uma forma de identificar ou confirmar a identidade de uma pessoa. Dependendo da forma que estiver sendo utilizado, esse processo pode ser utilizado em tempo real, por meio de fotos ou vídeos. Seu funcionamento acontece da seguinte maneira:
+ LGPD: o que é, princípio, aplicação e punições
A detecção do rosto é o primeiro passo para conseguir identificar uma pessoa. Com as impressões faciais da pessoa salva no banco de dados, é possível fazer a liberação, pois o software vai fazer a leitura geométrica do rosto, que pode ser de frente ou de perfil. Geralmente, os principais fatores neste momento são:
- Distância entre os olhos;
- Profundidade das órbitas oculares;
- Distância entre a testa e o queixo;
- Formato da maçã do rosto;
- Contorno dos lábios, orelhas e queixo