A profissão de controlador de acesso vem crescendo a cada dia e tem sido muito procurada para preservar a segurança dos condomínios.
Atualmente muito se ouve falar sobre a profissão de controlador de acesso. Mas, afinal, o que esse profissional faz?
Sabemos que um dos principais focos da segurança de condomínios, sejam eles residenciais ou empresariais, é a sua porta de entrada, mantendo sempre a supervisão de todos aqueles que entram e saem do edifício. Esse trabalho é feito por um controlador de acesso.
Pelo fato do serviço do controlador de acesso ser parecido com o de porteiro, é normal que haja confusão na hora de diferenciar um do outro. Por isso, é necessário atenção às funções de cada um para saber diferenciá-los.
Entenda o que faz um colaborar de acesso
O controlador de acesso é o profissional que realiza a gestão de toda a movimentação de seus visitantes e averiguando a entrada e saída de cada um, prezando pelo cumprimento de todo o protocolo de segurança do local, preservando e cuidando do bem-estar dos condôminos. Já o porteiro, faz um trabalho integrado à zeladoria do edifício. Ou seja, ele cuida de algumas tarefas administrativas, como a de entrega de cartas e ocorrências. A diferença entre o controlador de acesso e o porteiro nós já entendemos, agora acompanhe algumas das funções contempladas a essa profissão que vem crescendo a cada dia mais:- Liberação de entrada através de permissão prévia ou instantânea dos ocupantes ou residentes;
- Identificação dos veículos que transitam nas dependências do condomínio;
- Uso de ferramentas como biometria para facilitar o acesso dos condôminos;
- Identificação de ocorrências através do uso de uma biometria específica para acionar a segurança;
- Preservação das regras de segurança do condomínio.