Esse movimento social e político defende a diversidade e busca mais representatividade de direitos para essa população.
A comunidade LGBT+ é um movimento político e social que cada vez mais tem ganhado força mundo afora. São pessoas que defendem a diversidade e buscam mais representatividade de direitos para essa população. Mas quem são essas pessoas? Para você que escuta mas não está não tem conhecimento do que significa essa sigla, é preciso ter em mente que cada uma delas representa um grupo de pessoas que, juntos, formam essas quatro letras, mas que, na verdade, vão muito além, e por isso existe o ‘+’ no final.
A força desse movimento não é algo dos dias de hoje, pelo contrário, está presente há tempos. Os primeiros registros de indivíduos homossexuais são datados de cerca de 1.200 a.C (antes de Cristo). Mas, por mais que pessoas homossexuais tenham sido aceitas em várias comunidades ao decorrer dos anos, e já tenham conquistado alguns espaços, ainda enfrentam, constantemente, obstáculos, pois lidam diariamente com ondas de preconceito que podem ser vistas até mesmo no mercado de trabalho e durante a contratação.
Essa luta é de suma importância, tanto que em 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. O movimento demonstra sua luta por mais igualdade e respeito à diversidade. Ele busca defender a aceitação de pessoas que fazem parte desta comunidade, além de defender e cobrar o respeito integral aos direitos. Ele não é um movimento centralizado e único, mas há inúmeras organizações não governamentais que atuam oferecendo apoio para essa parcela da sociedade.
O que significa a sigla LGBT+?
Agora que já temos conhecimento do que é o movimento LGBT+ e o que ele busca, é preciso saber o que significa essa sigla que vai muito além dessas quatro letras, ela também pode ser encontrada da seguinte forma: LGBTQIA+, pois se atualiza e evolui conforme vai tendo a inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero. Antes de saber o que significa cada letra, é preciso saber que, atualmente, há correntes que indicam para uma sigla completa que é composta por LGBTQQICAAPF2K. Devido sua complexidade, o ‘+’ que vem ao final representa aqueles que não se encaixam nas quatro primeiras letras. Manual de Comunicação LGBTI+ explicou o os significados das letras são eles: L │Lésbica = Mulher que é atraída afetiva e/ou sexualmente por pessoas do mesmo sexo / gênero (cis ou trans). G │Gay = Homem (cis ou trans) que tem desejos, práticas sexuais e/ou relacionamento afetivo-sexual com outras pessoas do gênero masculino. B │Bissexual = pessoa que se relaciona afetiva e sexualmente com pessoas de ambos os sexos/gêneros. T │Transgênero (não é uma orientação, e sim identidade de gênero) = Pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Q │Quer = Transitam entre as noções de gênero, como é o caso das drag queens. Acreditam que orientação sexual e identidade de gênero não são resultado da funcionalidade biológica, mas de uma construção social. I │Intersexo = Quem está entre o feminino e o masculino, pois suas combinações biológicas e desenvolvimento corporal não se enquadram na norma binária. A │Assexual = quem não sente atração sexual por outras pessoas, contudo, existem níveis de assexualidade e, em geral, essas pessoas não veem as relações sexuais humanas como prioridade. + │inclui as outras identidade de gêneros e orientação sexual que não se encaixam no padrão cis heteronormativo (quem se identifica com seu gênero de nascimento e sente atração por pessoas do sexo oposto).Orientação sexual não é escolha
Um ponto importante que o Manual de Comunicação LGBTI+ destaca, é não se trata de uma escolha a pessoa ser dessa forma, e sim, é uma orientação sexual, ou seja, não é possível mudar pois é a capacidade de cada um de ter uma profunda atração emocional, afetiva ou sexual por indivíduos de gênero diferente, do mesmo gênero ou de mais de um gênero. Dentro da orientação existem todas aquelas letras que compõem a sigla LGBT+, incluindo o heterossexual. Heterossexual: Indivíduo atraído amorosa, física e afetivamente por pessoas do sexo/gênero oposto. Homossexual: pessoa que se sente atraída sexual, emocional ou afetivamente por pessoas do mesmo sexo/gênero O movimento LGBT+ é representado pela bandeira do arco-íris. Dentre as conquistas que foram objetivas até hoje, estão:- Despatologização da homossexualidade
- Utilização do termo “orientação sexual” no lugar de “opção”
- Paradas do Orgulho LGBT
- União civil estável e o casamento civil – no Brasil é permitido desde 2013
- Redesignação sexual
- Utilização do nome social e as mudanças de registro civil para a população de transexuais e travestis