Voltar

Você sabe qual o melhor alarme residencial para o sua casa?

A solução certeira depende do que você está procurando e do nível de segurança que quer instalar.

Alarmes possuem uma ligação com a central de atendimento que auxiliam o monitoramento da casa.

Algo comum para boa parte dos cidadãos é ficar fora de casa durante o dia. Seja, devido ao trabalho, estudo ou a passeio, o tempo que passamos fora de nossa residência é longo. Mas, quando não estamos em casa, como saber se ela está protegida? Antigamente, isso não era coisa fácil de garantir, mas hoje, graças aos vários recursos tecnológicos que oferecem uma segurança maior, também existem diversos tipos de alarmes para casa que podem proporcionar conforto maior.

Porém, com tantas opções no mercado, como saber qual escolher? Apesar do alarme residencial ser mais útil para quando você se encontra fora do seu lar, esse não é o único momento em que ele precisa estar em operação. Também é de suma importância que você o mantenha ligado quando estiver em casa, pois nem sempre os incidentes acontecem só em nossa ausência.  

Todo alarme residencial possui uma conexão com alguma central de monitoramento que a todo momento encontra-se em estado de alerta ao que acontece, e a qualquer sinal de perigo, entra em contato com o contratante ou aciona uma equipe de segurança para o local. Algo que não pode ser deixado de lado, é que o alarme residencial age tanto em operações de roubos e furtos, quanto em acidentes domésticos, como incêndios. Por essa razão, existe uma variedade de opções de monitoramento via alarme, sendo cinco deles os mais conhecidos: 

Sensores magnéticos  

Um dos mais tradicionais tipos de alarmes é o de sensor magnético. Atuando como um imã, ele mantém portas e janelas travadas enquanto o portão principal está fechado e, quando aberto, dispara um sinal, que é liberado para a central, que analisa e bloqueia ou viabiliza o acesso.  

Sensor de movimento  

Seja em filme ou na vida real, provavelmente você já deve ter visto o alarme residencial que age como sensor de movimento. Podendo funcionar com luz infravermelha ou não, ele é capaz de identificar a presença de humanos devido à irradiação de calor. Esse tipo de monitoramento costuma ser instalado em portas e elevadores.  

Sensor de incêndio  

O mais comum entre os alarmes residenciais, o sensor de incêndio é autoexplicativo. Ativado quando há grande presença de fumaça, ele possui um sinal sonoro e visual que alerta os moradores do risco de incêndio. Em algumas instalações, esse sensor vem com sprinkler que libera água para amenizar os danos.  

Sensor de vidro  

Instalado em portas e janelas, o alarme residencial que atua como sensor de vidro costumam ser centralizados em portas e janelas, já que esses são os locais que possuem esse revestimento. Sua atuação ocorre quando alguém quebra algum vidro na residência  

Infravermelho 

Podendo ser de dois tipos, passivo ou ativo, esse alarme residencial é o sistema utilizado com sensores de movimento. Com a detecção de calor, conseguem identificar a presença de seres humanos nos ambientes, denunciando invasores quando os proprietários não estão no local.   

A diferença entre passivo e ativo, é que, os passivos são disparados juntos, impossibilitando os erros. Já o ativo, também é seguro, mas diferente do outro, cria ondas luminosas. Esse é o recurso mais avançado existente.  

Entre outros sistemas comuns de serem encontrados, estão o alarme de teto e o alarme residencial de pet. O lado positivo todos eles é que possuem contato direto com a central de monitoramento 24 horas.