Voltar

Você sabe o que é Novembro Azul e a história dessa campanha?

Campanha que surgiu em uma conversa entre amigos, já está presente em mais de 20 países e tem como um dos seus objetivos acabar com o preconceito e tabu quando o assunto é o exame de próstata.

A “Movember” está presente no Brasil desde 2008.

Se o mês de outubro é dedicado às mulheres e nele é trabalhada a conscientização do câncer de mama, em novembro o foco são os homens e a campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata. Mas, afinal, o que é o Novembro Azul? Qual é a importância desse movimento e desde quando ele acontece?

A explicação para o que é Novembro Azul está associada com o segundo tipo de câncer mais comuns entre os homens no Brasil, sendo também a segunda principal causa de morte no sexo masculino. Apesar de poder ser fatal, quando o exame é realizado e a doença diagnosticada com antecedência, há chance de cura. Porém, a realização do exame de próstata ainda sofre muito preconceito e é um tabu na sociedade.

O que é Novembro Azul e quando surgiu?  

A campanha do Novembro Azul surgiu em 2003, na cidade de Melbourne, Austrália, quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, optaram por manter o bigode durante o mês de novembro. O motivo que levou eles a escolherem o penúltimo mês do ano, foi o fato de no dia 17 ser comemorado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Já no ano de criação, 30 amigos resolveram participar da campanha, e, em 2004, foi fundada a Movember Foundation - o nome se deve a junção de moustache (bigode) e November (novembro). Essa organização sem fins lucrativos arrecadava fundos para o combate ao câncer de próstata e contava com doações.

Hoje, a campanha já está presente em mais de 20 países e, além de combater o câncer de próstata, também tenta acabar com o tabu e preconceito que existe em relação ao exame de próstata para diagnosticar a doença - razão que faz com que muitos homens acabem deixando de realizar o exame, já que ele é feito por meio do toque retal.

Quais os sintomas do Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e seus sintomas tendem a aparecer quando a doença já está avançada. Nessa fase, é possível:

  • Sentir urgência e dificuldade em urinar;
  • Maior frequência urinária;
  • Insuficiência e problemas nos rins;
  • Dores agudas nos ossos e corpo.

Como se prevenir?

Assim como várias outras doenças, a prevenção do câncer de próstata está associada ao hábitos de vida. Então, alguns métodos para evitar o desenvolvimento da doença são:

  • Não fumar;
  • Reduzir a ingestão de álcool;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Manutenção do peso corporal;
  • Ter uma alimentação saudável.

Novembro azul no Brasil 

No Brasil, a campanha do Novembro Azul, ou Movember, existe desde 2008 quando o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceira com a Sociedade Brasileira de Urologia, trouxeram a campanha para o país.

A primeira ação foi “Um toque, Um Drible” que teve com objetivo desenvolver a consciência sobre o câncer de próstata e incentivar os homens a fazerem o exame. Hoje, durante o mês de novembro, são realizadas palestras de prevenção e campanhas de realização do exame físico e PSA (exame de sangue que detecta alteração no antígeno prostático específico).

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.