Voltar

Vigia é uma das profissões que mais empregam no Brasil

País tem mais de um milhão de vigias e área da segurança teve um aumento de 13% durante a pandemia.

A profissão de vigilante é bastante conhecida no Brasil, afinal é possível localizar esses profissionais em vários ambientes. Sejam nas universidades, meios de transportes, bancos, setores logísticos ou outros estabelecimentos, eles estão presentes para manter a segurança e proteção do local. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) mostrou que a área da segurança foi uma das que mais cresceu durante a pandemia. Só o serviço voltado para a segurança eletrônica teve um aumento de 13% em 2020.

Esse crescimento também implica na hora de realizar as contratações de profissionais, o que amplia as oportunidades para a imensa quantidade de pessoas que estão em busca de uma oportunidade. Prova disso é um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo, vía G1, que aponta que a profissão de vigia é uma das que mais empregam no Brasil, ocupando a 50ª posição em uma lista de 100 profissões.

Brasil tem mais de 1 milhão de vigilantes


Em 2017, uma matéria realizada pela Forbes apontou os 11 países que tinham mais seguranças privados do que policiais. Na ocasião, o Brasil ocupava a 3ª posição, ficando atrás apenas de África do Sul e Índia. Cinco anos depois o número permanece o mesmo. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, existem mais de um milhão de vigilantes no país.

Mas, apesar do grande número, que supera o efetivo das polícias militar, civil e federal de todos os estados que, somados, é de 531 mil agentes, 50% estão inativos no momento. Entretanto, isso não indica que eles não estejam trabalhando, já que muitos realizam trabalhos informais, como bicos em supermercados, farmácias, papelarias e outros estabelecimentos que necessitam de proteção, porém que não tem a necessidade de contratar uma equipe grande para realizar o monitoramento do local.

Como contratar um vigilante?


Vigilante é o profissional responsável pela segurança pública, privada e pessoal. Quem atua nessa área precisa passar por um curso de formação para tirar a Carteira Nacional do Vigilante e ter a permissão para atuar na área, já que é um serviço que exige muito cuidado e atenção, principalmente quando se faz o uso de armas e transporte de valor.

Para contratar esse profissional, existem duas formas: a primeira é por meio da contratação de um empresa especializada na área de segurança que conte com vigilantes, e a segunda é de forma orgânica, ou seja, contratar uma pessoa de forma direta, sem que haja intermediação de uma empresa. Na Albatroz, contamos com vigilantes extremamente qualificados para atuar nesta área, para saber mais, entre em contato.