Voltar

Segurança privada: descubra quais existem e a melhor para seu negócio

Escolher a melhor segurança privada é uma forma de ter proteção em todas as horas do dia. Saiba quais existem e como não correr risco.

A busca por um serviço de segurança privada requer entendimento sobre alguns temas para poder selecionar o profissional que melhor se encaixa no que você ou sua empresa necessita no momento. Por isso, na hora de escolher um profissional que atua na área de segurança, é preciso entender para qual área ele vai ser destinado, isso porque cada atividade requer um curso e qualificação específica para poder exercer sua função.

Um vigilante patrimonial não vai ter a mesma atuação que um segurança de transporte de valores ou de grandes eventos, uma vez que a demanda de atividade é diferente. Quando estiver em busca de um profissional, é recomendado observar algumas características da profissão. Para ajudar na escola e não deixar você na mão, explicamos cada um dos tipos de segurança privada que existem.

Tipos segurança privada existentes

Para onde o profissional de segurança vai ser direcionado e onde ele vai atuar? Essa é uma das perguntas principais que devem ser realizadas na hora de contratar um serviço de segurança privada. Após ter a resposta para essa questão, fica mais fácil selecionar o profissional ideal para sua necessidade.

Segurança pessoal

O profissional que atua como segurança pessoal é responsável por assegurar a integridade física, mental, moral e patrimonial, ou seja, tem como responsabilidade central proteger as pessoas de qualquer agressão ou risco a sua integridade. A pessoa designada para essa função tem como objetivo proteger o indivíduo que o contratou, seja em casa, escritório, viagem, em todos os lugares que ele vai. É um profissional que fica responsável por uma quantidade menor de pessoas, podendo ser uma ou pequenos grupos de duas ou três pessoas.

Vigilância patrimonial

Assim como todos os profissionais, o vigilante patrimonial também cuida da integridade das pessoas, porém, diferente do pessoal, ele já fica responsável por um patrimônio, que pode ser uma casa, empresa, banco, universidade, escola, entre outros. Ele precisa de uma atenção maior, porque além de evitar danos ao local, também precisa ficar atento às pessoas para que elas não estejam em risco.

Escolta armada

Um serviço oferecido por empresa de segurança privada e com aprovação da Polícia Federal, a escolta armada tem como função proteger cargas que são transportadas por meio terrestre, fluvial ou aéreo. Os produtos transportados podem ser de vários tipos, mas em geral são materiais valiosos que correm risco de sofrerem alguma ação criminosa. Por isso, os profissionais que atuam nesta área precisam ter uma qualificação específica para poderem combater qualquer infração que acontecer.

Transporte de valores

Quem atua com transporte de valores precisa de uma qualificação ainda mais específica pelo fato de se tratar de produtos de altos valores, como: grande quantia de dinheiro e jóias. A operação é feita por meio de veículo especializado, como os carros fortes, e em alguns casos comum. Mas, para isso é preciso que sejam legalizados para exercer a função. Tudo isso é para impossibilitar que os itens sejam acessados por terceiros que não são autorizados.

Segurança de eventos

Todos os eventos exigem profissionais para cuidar da segurança de quem está presente no local. Afinal, com a grande quantidade de público, é preciso ter pessoas para controlar a entrada e a saída, garantir a segurança dentro e fora do local onde o espetáculo está sendo realizado, evitar que penetras entrem no lugar. Dentro dos eventos, também é necessário ter outros profissionais, como os bombeiros, que fazem a inspeção do local e, caso necessário, prestam ajuda se alguém passar mal.

Cada um dos tipos de segurança privada tem um curso específico para que o profissional fique ainda mais completo para exercer sua função. O Grupo Albatroz opera com todas essas frentes. Para saber mais sobre esses e outros serviços que oferecemos, basta entrar em contato com a gente.