Voltar

Saiba qual é a história e o que significa do Outubro Rosa

Campanha criada nos Estados Unidos, hoje já está presente no mundo, e anualmente são feitas materiais de conscientização que auxiliam no combate ao câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres no Brasil.

Campanha Outubro Rosa mostra a importância da preocupação e cuidado diário com a saúde.

Outubro Rosa é uma campanha mundial que vem se fortificando a cada ano e ajudando a combater o câncer de mama, o segundo tipo que mais atinge as mulheres no Brasil - estima-se que ele seja responsável por 25% dos cânceres que atingem o sexo feminino. Mas, apesar de sua forte presença e destaque, você sabe o que significa Outubro Rosa e a história dessa campanha?

Apesar do câncer de mama ser mais frequente em mulheres, os homens - representando 1% dos casos - não podem se descuidar porque também podem desenvolver essa complicação que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama que gera células anormais que se multiplicam e formam um tumor.  

O que significa Outubro Rosa?  

Outubro Rosa nada mais é do que uma campanha que tem como objetivo a mobilização da população e disseminação da importância de olhar com atenção para alguns fatores. O que significa Outubro Rosa vai muito além do combate ao câncer de mama e reforça a necessidade de se preocupar e cobrar alguns fatores, como:

  • Atenção com a saúde;
  • Direito a atendimento médico;
  • Suporte emocional;
  • Obtenção de tratamento de qualidade.  

História da campanha

A campanha do Outubro Rosa teve início na década de 1990, em Nova York, com um evento chamado “Corrida pela cura” que tinha como intuito arrecadar fundos para a pesquisa da Instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

Conforme a campanha foi crescendo, o mês de outubro foi datado como o representante para a causa e demais países passaram adotar a data no calendário, sendo o Brasil um deles. Então, todo ano, neste mês há o compartilhamento de informações visando a conscientização.

Como se cuidar? 

O câncer de mama costuma ser silencioso e assintomático nos estágios iniciais. Por isso, para evitar a descoberta em um momento mais avançado da doença, é preciso realizar um acompanhamento constante com profissionais da área da saúde. Principalmente que os números de mortalidade está associado com a falta de acesso ao diagnóstico e tratamento adequado. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de recuperação.

Existem alternativas que auxiliam na prevenção do do câncer de mama, sendo elas:

  • Prática de atividade física;
  • Alimentação saudável;
  • Manutenção do peso corporal;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar a utilização de hormônios sintéticos.

Outubro Rosa no Brasil

Apesar do surgimento em 1990, no Brasil, a campanha só passou a vigorar em 2002. A primeira ação vista foi a iluminação em cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, localizado no Parque do Ibirapuera. E, desde 2008, essa campanha tornou-se ainda mais frequente pois mais instituições passaram a participar. O INCA é uma delas, e desde 2010 promove eventos acerca do tema e produz materiais educativos para disseminar informação.

No Blog da Albatroz, você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.