Voltar

Saiba a diferença entre higienização, limpeza e desinfecção

Mais do que prezar pelo bem-estar do público que frequenta os espaços, um local limpo é mais atraente que os demais. Para deixar um espaço em boas condições existem três procedimentos que precisam ser frequentes: higienização, limpeza e desinfecção.

O procedimento de higienização consiste na junção de limpeza e desinfecção.

Limpeza e saúde andam juntas! E, para oferecer um bom lugar de convívio para as pessoas, é necessário que o ambiente esteja sem sujidades. Para deixar um espaço em boas condições existem três procedimentos que precisam ser frequentes: higienização, limpeza e desinfecção.

Quem é leigo no assunto tende a achar que as operações são iguais, porém, aí está o erro. Porque, por mais que elas tenham como foco a conservação dos espaços, higienização, limpeza e desinfecção têm as suas diferenças. Para saber o que as distingue, basta continuar a leitura desse artigo.

A diferença entre higienização, limpeza e desinfecção  

Mais do que prezar pelo bem-estar do público que frequenta os espaços, um local limpo é mais atraente que os demais. Tornar frequente o processo de higienização, limpeza e desinfecção é conseguir ter:

  • Um ambiente livre de sujidades;
  • Espaço seguro para quem frequenta o local;
  • Oferecer conforto;
  • Ser atrativo;
  • Aumentar a produtividade.

Para conseguir tudo isso, é necessário tornar frequente os procedimentos de limpeza. De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o que caracteriza cada uma das atividades é:

Limpeza 

Considerada a primeira etapa de um processo rigoroso de limpeza, consiste na remoção da sujeira aparente que se instala nas superfícies, utilizando limpador, água e algum esfregão.

Por mais eficiente que seja essa operação, não elimina completamente os vírus e bactérias. Mesmo utilizando um produto químico durante a execução, esse procedimento só vai conseguir eliminar 60% dos microrganismos.

Desinfecção

Classificada como a segunda etapa de um procedimento de limpeza, essa é a ação mais recomendável para eliminar até 99% dos germes, vírus e bactérias que ficam nas superfícies. Essa atividade exige a utilização de produtos químicos específicos para ser eficiente.

Apesar de todos os espaços poderem receber essa operação, são indicados para hospitais, restaurantes e espaços em que há grande circulação de pessoas.

Higienização

O procedimento de higienização consiste na junção dos dois procedimentos acima. Então, é a limpeza seguida de desinfecção.

Esterilização elimina 100% dos microrganismos 

Uma boa limpeza consiste em vários procedimentos. Quando se trata da eliminação de vírus e bactérias completamente, o mais recomendável para a operação é a esterilização, pois garante 100% de eliminação de microrganismos. Essa operação é bastante frequente em hospitais e acessórios de manicure e pedicure.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.