Voltar

Reciclagem: você sabe como fazer a sua?

Se manter atualizado é uma forma de evitar erros e manter a profissão.

Reciclagem precisa ser feita de dois em dois anos.

Todo mundo sabe que um bom profissional está sempre se renovando, não é mesmo? Afinal, se o mundo está em transição, é necessário nos adequarmos a ele para não ficar estabilizado no tempo. E isso não está relacionado apenas a profissões que lidam diretamente com a tecnologia e internet, mas é uma medida que precisa ser realizada por todo profissional, estando inserido no mercado de trabalho ou não.

Os vigilantes, também precisam se renovar, afinal, à medida que exercemos uma mesma atividade por muito tempo, a chance de naturalizar processos e cometer erros pode aumentar, em decorrência da criação de hábitos e manias. Em especial profissões que lidam diretamente com a segurança e proteção das pessoas não podem ter espaço para falhas, afinal, além de colocar vidas em risco, os responsáveis também podem acabar perdendo a licença do cargo.  

Quando a atuação dos vigilantes foi legalizada em novembro de 1983, dentre a variedade de exigências determinadas para os profissionais dessa área, está o processo de reciclagem, que deve ser realizado a cada dois e dois anos. Você sabe o que é isso?  

Reciclar, de acordo com o dicionário, nada mais é do que o ato, processo ou efeito de reprocessar algo. Ou seja, trazer novamente à tona algo que já havia sido abordado, no caso do vigilante. Então, essa ação, que é obrigatória a quem executa a função, está associada ao reforço das habilidades e conhecimentos que são passados durante a formação do profissional no curso de Formação de Vigilante,  

O objetivo central da reciclagem do vigilante é fazer com que ele continue apto a exercer a suas atividades, de modo a garantir excelência nos trabalhos prestados e com menor chance de erros que, dependendo da gravidade, pode acabar excluindo o profissional da função. 

Mais do que ter a reciclagem em dia, o vigilante precisa se atentar a outros fatores, pois se não houver compatibilidade, ele também pode ser barrado da função, como, por exemplo, por antecedentes criminais. Caso ele possua algum agravante desse tipo não conseguirá renovar a sua reciclagem.

Com a procura cada dia mais comum por segurança, tudo o que as pessoas não querem é investir em um profissional que não esteja capacitado para executar o seu trabalho. Por isso, estar atualizado, em dia com os documentos e não cometer infrações, é uma forma de garantir colocação no mercado de trabalho. Em um momento em que o país está passando por um alto índice de pessoas fora do mercado, estar incapacitado de exercer sua função por desatenção, não é uma alternativa. 

O curso de reciclagem  

Como a reciclagem está ligada à atualização do funcionário para o mercado de trabalho, é necessário saber que ele irá refazer o curso que fez ao começar na profissão. Esse curso conta com uma carga horária de 180 horas que precisam ser cumpridas. Além da parte prática, de tiro, a grade segue a teórica, além de orientação a respeito de determinados setores.