Voltar

Recepcionista: a importância dessa profissão

Recepção é a porta de entrada para a empresa, sendo essa a razão para investir em bons profissionais da área.

Ser organizado e atencioso são características indispensáveis para atuar na profissão.

Chegar em algum lugar e não obter o direcionamento necessário que procura é uma das piores coisas que podem acontecer ao visitar um local novo, porque além do lugar desconhecido, não saber para onde ir, como agir ou a quem procurar podem resultar em uma experiência negativa. É por essa razão que corporações e instituições apostam em peso no trabalho de recepção. Esses profissionais podem ser classificados como o cartão de visitas das empresas, já que tudo passa inicialmente por eles e são responsáveis por te introduzir no ambiente.

Seja em condomínios, empresas, hotéis e até mesmo aeroportos, o trabalho de recepção é sempre visível e muito demandado, pois esses ambientes precisam desses profissionais para auxiliarem no fluxo e organização do público. 

E para exercer o cargo com qualidade e eficiência, é requerido que o profissional seja devidamente qualificado e disponha de características como: 

  • Cordialidade e paciência; 
  • Organização;
  • Estar devidamente arrumando;
  • Boa comunicação;
  • Agilidade;
  • Atenção.

Terceirização do serviço

Com origem que remonta ao Egito Antigo, ainda nos tempos dos faraós, a profissão é bem antiga e de tão importante que ela é, comemoramos, no Brasil, o dia do recepcionista, em 26 de julho. Apesar do senso comum compreender que os profissionais em recepção realizam sempre e unicamente a mesma função, a realidade demonstra outros cenários, visto que existem diferentes tipos de recepcionistas, sendo cada um deles responsável por funções específicas.  

O serviço de recepcionista também pode ser classificado como facilities. É um tipo trabalho terceirizado - setor cada dia mais em ascensão - oferecido por empresas que realizam o treinamento e especialização necessários para o cargo.

O que uma recepcionista faz?  

Por estarem sempre na portaria e em frente a um computador, há quem pense que o único trabalho de um recepcionista é cadastrar visitantes e liberar entradas. No entanto, o serviço executado por essas profissionais vai muito além disso. Atender a ligações, repassar telefonemas, controlar a entrada e saída de pessoas, anotar recados, lidar com a demanda de compra de materiais, enviar correspondências e outras atribuições, são algumas das diversas tarefas exercidas pelos profissionais da área.  

Devido ao amplo número de habilidades e tarefas requeridas, não é qualquer pessoa que está apta para atuar no setor de recepção, sendo essa a razão que faz com que existam cursos direcionados para a área, nos quais é possível desenvolver habilidades em redação, apresentação e comunicação com o público, aprimoramento de técnica de planejamento e estratégias de organização.