Voltar

Por que devemos manter a saúde dos funcionários da empresa?

Uma instituição que se preocupa com a saúde dos seus funcionários consegue obter uma série de benefícios. Sendo alguns deles a melhora na imagem da empresa, o aumento da produtividade e a fidelização dos colaboradores.

Um funcionário saudável não precisa ficar indo constantemente ao médico e se afastando do serviço.

O excesso de horas trabalhadas pode acabar prejudicando o bem-estar dos colaboradores devido à quantidade de vezes que eles precisam ficar executando o seu serviço sem pausa. É por isso que toda organização precisa se preocupar com a saúde dos funcionários da empresa. Porque além de mostrar solidariedade e que se importa com a pessoa, também é uma forma de obter melhores resultados, uma vez que eles estão ligados diretamente à satisfação do colaborador.

Para ter funcionários engajados e resultados mais promissores, é preciso valorizar a saúde dos funcionários da empresa porque evita que o mesmo venha a se machucar e mantém a harmonia na organização.  

Como manter a saúde dos funcionários?  

Existem algumas ações que precisam ser constantes no dia a dia para manter a saúde dos funcionários da empresa.

  • Um bom espaço de trabalho; 
  • Higienização dos ambientes em dia;
  • Materiais necessários para a execução das tarefas;
  • Prevenir riscos de acidente de trabalho.

Os benefícios de ter funcionários saudáveis

Quando uma empresa se preocupa com a saúde dos colaboradores, ela ganha muito mais do que só ter melhores resultados no serviço. Outras vantagens também se tornam visíveis, como:

Melhora na imagem da empresa

Quando um funcionário se sente acolhido dentro de uma instituição, ele tende a fazer a divulgação positiva da mesma, porque ele gosta de fazer parte daquela organização e recebe o suporte necessário quando precisa.

Maior produtividade

Pessoas saudáveis, felizes e satisfeitas tendem a ser mais produtivas porque fazem as coisas com vontade. Se preocupar com a saúde dos funcionários da empresa e oferecer suporte é uma forma de melhorar o contato entre empresa e colaboradores e, assim, melhorar a produtividade.

Diminuição no número de afastamentos

Um funcionário saudável não precisa ficar indo constantemente ao médico. Por isso, ao oferecer auxílio e acompanhar a saúde de cada profissional, o número de faltas e afastamentos diminui, evitando os desfalques na empresa.

Como fazer o acompanhamento?

Existem algumas maneiras de acompanhar a saúde dos funcionários na empresa.

  • Contar com o serviço dos profissionais de psicologia;
  • Campanhas de conscientização para cuidar da saúde;
  • Espaços de lazer;
  • Incentivar a prática de esportes;
  • Ter momentos de relaxamento durante o expediente;
  • Apostar na ergonomia.

No blog da Albatroz você encontra informações que auxiliam na melhora do seu dia a dia, seja de forma profissional ou pessoal.