Voltar

Os desafios de recrutar candidatos durante a pandemia

Rejane Veronez, coordenadora da área de recrutamento e seleção, falou dos desafios da contratação durante a pandemia e quais são as informações indispensáveis que precisam estar presentes no currículo.

Os profissionais de recrutamento tiveram que testar e oferecer soluções inovadoras nos processos de seleção de novos candidatos para continuarem realizando as contratações.

Na live “Os desafios de recrutar candidatos durante a pandemia”, exibida dia 24/07, com Rejane Veronez, Coordenadora da área de recrutamento e seleção, falamos das mudanças que precisam ser realizadas para continuar com a contratação durante a pandemia, e quais são as informações indispensáveis que precisam estar presentes no currículo de um candidato.

As complicações de recrutar candidatos durante a pandemia 

“Foi difícil recrutar candidatos devido aos cuidados que precisávamos ter, às restrições e ao fato de as adesões dos currículos estarem sendo feitas de forma online. A Albatroz é conhecida pelo recebimento de currículo presencial mas, neste momento de pandemia, a gente precisou adaptar e reduzir a quantidade de atendimentos em nosso espaço físico”, Rejane Veronez.

As adaptações foram necessárias para que conseguíssemos atender a demanda de nossos cliente e oferecer segurança, não só para quem se candidatava, como para nossos colaboradores. Se antes a gente atendia 30 pessoas em uma sala, com a pandemia foi necessário reduzir para oito.

O perfil de contratação  

As mudanças são visíveis em todos os setores. Na parte de contratação, apesar de nos mantermos ativos, os critérios tiveram que ser outros.

“O perfil de contratação não mudou, mas os critérios sim. O nosso perfil é o que o cliente deseja, mas agora tínhamos que fazer as ações de acordo com a agenda dele e para atender a demanda com urgência, precisamos reduzir a contratação e trabalhar de acordo com a MP. Então, ações como exame médico, que são necessários, deixamos de fazer durante a pandemia”.  

Como se destacar em meio a pandemia?  

Devido ao atual cenário, o número de contratações diminuiu porque a demanda não está sendo alta. Para se destacar neste momento, existem alguns requisitos que precisam estar evidentes no currículo.  

“Um bom currículo tem os dados pessoais, região que reside, telefone para contato, e-mail, foto anexada ao documento, área em que deseja atuar, formação em dia e a reciclagem”. 

Um diferencial é conhecer o trabalho da empresa porque esse é um dos aspectos que o recrutador olha e saber as respostas é uma forma de ter um destaque sobre os demais candidatos. 

A live completa pode ser conferida em nosso IGTV.