Voltar

Mulheres na segurança é um cenário cada dia mais visível

Brasil foi o pioneiro em dar espaço dessas mulheres na segurança e inspiram outros países na América Latina

Mulheres na segurança

Mulheres na segurança? Sim! Isso tem sido cada dia mais comum nas empresas de segurança. Durante muito tempo a área da segurança foi predominantemente masculina, mas esse não é mais o cenário atual. Apesar da presença deles ainda ser bastante visível e continuarem sendo a maioria, as mulheres têm ganhado espaço e se tornado cada dia mais importantes nesse setor.

De acordo com um dado de 2019 do IBGE, existem mais de 78 mil mulheres atuando na área da segurança pública. Esse dado envolve as profissionais que atuam na Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilantes. Esse número mudou em 70 anos, passando de 13 para o que temos hoje.

Brasil pioneiro das mulheres na segurança

Sabia que o Brasil é o país pioneiro na implantação das mulheres na segurança? Pois é. Em 1955, 13 mulheres se apresentaram para o trabalho de policiais, comandadas por Hilda Macedo. Elas ficaram responsáveis pelo Corpo de Policiamento Especial Feminino da Guarda Civil, que era voltado para a proteção de mulheres e crianças.

A iniciativa foi tão bem aceita que em poucos meses esse número aumentou e saltou para 100 e hoje já são 78 mil, e elas estão presentes em outras funções além da primeira que foi designada. Outros países da América Latina foram contagiados por essa ação e também passaram a diversificar o seu quadro de funcionários e dar espaço para as mulheres.

As mulheres têm conquistado cada dia mais o seu espaço. Mas elas ainda continuam na luta para atrair mais pessoas para essa profissão e conquistarem espaços de liderança e representatividade.

As mulheres na Albatroz

As mulheres representam boa parte do time da Albatroz. Seja na área da segurança, facilities ou cargos de lideranças, elas estão sempre presentes, dando o melhor de si e oferecendo a segurança que as pessoas e espaço merecem.

Ao todo são 1.500 profissionais atuando na área. E somos muito felizes de tê-las ao nosso lado. Afinal, uma empresa que tem uma mulher à frente dela, não tem como ter um cenário diferente.